Topo

ANÁLISE

Inglaterra x Alemanha vira arma da Globo contra "Caso Lázaro" na Record

Globo vai transmitir Inglaterra x Alemanha na Eurocopa. Emissora já exibiu vitória inglesa contra a Croácia - Pool via REUTERS
Globo vai transmitir Inglaterra x Alemanha na Eurocopa. Emissora já exibiu vitória inglesa contra a Croácia Imagem: Pool via REUTERS

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 04h00Atualizada em 28/06/2021 12h17

A Globo escolheu o duelo de camisas mais pesadas para transmitir nas oitavas de final da Eurocopa nesta terça-feira (29). Mas o que também chama atenção é o fato de que Inglaterra x Alemanha será realizado às 13h (horário de Brasília). É um período que tem sido marcado por grandes audiências da Record nos últimos dias, impulsionada pela cobertura do "Caso Lázaro".

Com o Balanço Geral, a emissora da Barra Funda tem feito uma cobertura intensiva sobre a caçada policial a Lázaro Barbosa de Sousa, suspeito de ter assassinado quatro pessoas da mesma família no Distrito Federal no começo deste mês. Mesmo após o anúncio da morte do fugitivo, hoje (28), o caso ainda deve repercutir por mais alguns dias.

De acordo com dados publicados pela colunista Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo, a Record cresceu sua média geral em 16% nas duas primeiras semanas de cobertura do caso. No dia 15 de junho, por exemplo, também uma terça-feira, o Balanço Geral venceu o Jornal Hoje por 10 a 9 na média arredondada em São Paulo.

As vitórias da Record têm sido ainda mais expressivas em Goiás e no Distrito Federal, as praças onde o "Caso Lázaro" aconteceu. A estratégia da Globo para esta semana parece arriscada, uma vez que abre mão do "jornalismo x jornalismo", já que a emissora carioca também fez a cobertura da perseguição policial e estará ligada nos desfechos.

Mas as mudanças que a Globo fez na grade para transmitir Inglaterra x Alemanha fazem sentido. Os telejornais locais foram antecipados para as 11h30. O Jornal Hoje também entrou na dança e tem início agendado para 12h25. O Globo Esporte foi cancelado para dar lugar ao jogo.

Ou seja, a emissora carioca "puxa" o jornalismo para mais cedo na programação e tenta dar um impulso no Ibope contra a Record na expectativa de aproveitar esse embalo de audiência na transmissão da Eurocopa.

Eurocopa na Globo: poucos jogos

Até aqui, a Globo transmitiu apenas um jogo da competição europeia. Foi a estreia da Inglaterra no torneio, no dia 13, com vitória por 1 a 0 sobre a Croácia. Na ocasião, a emissora conseguiu média de 9 pontos em São Paulo em uma manhã de domingo.

O resultado foi melhor do que a Globo vinha conseguindo nas semanas anteriores sem eventos ao vivo. Mas muito parecido com a audiência que a Fórmula 1 dava no mesmo horário até o fim do ano passado.

Hoje, na Band, a F1 fica com 4 pontos de média normalmente, mas consegue "roubar" um pouco do público do canal carioca. O Esporte Espetacular, na mesma faixa, tem marcado na casa dos 7 pontos.

O futebol na Globo não tem tido audiências espetaculares, com exceção de jogos do Flamengo na praça carioca. Em São Paulo, o Brasileirão tem sofrido para alcançar os 20 pontos até em jogos de quarta-feira à noite, algo que até o ano passado era normal. Mas o peso de um Inglaterra x Alemanha pode ajudar a missão contra a Record.

A Globo prometeu transmitir cinco jogos em TV aberta na Euro 2020. Além da estreia e do duelo desta semana, deve exibir uma das quartas de final, uma das semifinais, e a grande final, no dia 11 de julho, um domingo, às 16h.

O SporTV, canal pago do mesmo grupo, está exibindo a competição integralmente. Os sinais de alguns jogos têm sido disponibilizados também no serviço de streaming Globoplay. O plano é mostrar 12 partidas desta maneira em todo o torneio europeu.