Topo

Eurocopa - 2021

Eurocopa: Suíça elimina França nos pênaltis após erro decisivo de Mbappé

Mario Gavranovic comemora gol da Suíça contra a França pela Eurocopa - Getty Images
Mario Gavranovic comemora gol da Suíça contra a França pela Eurocopa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 18h46

Dia histórico para a Suíça na Eurocopa. Na tarde de hoje, os suíços venceram a França nos pênaltis (5 a 4) após empate por 3 a 3 no tempo normal e prorrogação, em Bucareste, na Romênia, e conseguiram classificação heroica para as quartas de final da competição continental. Mbappé desperdiçou a penalidade decisiva na disputa.

A classificação veio com um jogo eletrizante na National Arena. A Suíça saiu na frente com gol de Seferovic e, após pênalti desperdiçado por Ricardo Rodríguez no tempo normal, viu a França virar em um intervalo de dois minutos no segundo tempo — Benzema, duas vezes, e Pogba marcaram. Quando parecia que a derrota era inevitável, a Suíça reagiu e marcou duas vezes, com Seferovic e Gavranovic, para levar a partida para a prorrogação.

Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Sommer, que defendeu a cobrança de Mbappé para garantir a classificação e a eliminação dos atuais campeões mundiais.

Agora, a Suíça vai enfrentar a Espanha nas quartas de final da Euro. A partida será disputada na próxima sexta-feira, em São Petersburgo.

Suíça sai na frente, mas vacila

A chuva de gols em Bucareste teve início aos 14 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Zuber na esquerda, Seferovic ganhou disputa com Lenglet pelo alto e desviou de cabeça para a rede. Em desvantagem, a França demorou para reagir e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0.

Se o primeiro tempo foi tímido, o mesmo não se pode dizer da segunda etapa. Logo aos sete minutos, um lance que poderia ser crucial: Zuber foi derrubado dentro da área em disputa com Pavard e o juiz marcou pênalti após consulta ao VAR. Ricardo Rodríguez foi para a cobrança, mas acabou parando em defesa de Lloris.

França vira com Benzema

benzema - Getty Images - Getty Images
Karim Benzema comemora gol da França contra a Suíça, pelas oitavas de final da Eurocopa
Imagem: Getty Images

O erro custou caro aos suíços, e a conta não demorou a chegar. Aos 11 minutos do segundo tempo, Benzema recebeu passe dentro da área, ajeitou e finalizou na saída do goleiro para igualar o placar. Dois minutos depois, a virada. Griezmann tabelou com Mbappé dentro da área e finalizou de cavadinha. O goleiro deu rebote e Benzema apareceu, de novo, para completar de cabeça: 2 a 1.

A virada parecia mudar de vez o rumo da partida. Tanto é que, aos 29, Pogba recebeu na intermediária e conseguiu belo chute colocado para marcar o terceiro da França.

Reação suíça no fim

pogba - POOL/AFP via Getty Images - POOL/AFP via Getty Images
Pogba em ação durante a partida entre França e Suíça, pela Eurocopa
Imagem: POOL/AFP via Getty Images

Mas engana-se quem pensa que a Suíça estava batida. Pelo contrário. Aos 35 minutos, Seferovic ganhou nova disputa pelo alto e desviou de cabeça para diminuir o placar. O empate quase veio aos 39, quando Gavranovic aproveitou rebote em chute de Rodríguez e mandou para o gol. A arbitragem, no entanto, apontou posição irregular do atacante.

Aos 44, sim, foi para valer. Gavranovic recebeu no meio da defesa francesa, avançou em velocidade e bateu cruzado para deixar tudo igual mais uma vez.

Mbappé erra pênalti decisivo

Depois de uma prorrogação sem gols, a disputa foi para as penalidades. Foram nove pênaltis convertidos em sequência até que Mbappé desperdiçasse a cobrança decisiva. O craque francês parou em defesa de Sommer e viu a França ser eliminada.