Topo

Eurocopa - 2021

Espanha vence Croácia em jogo de oito gols e vai às quartas da Eurocopa

Azpilicueta e Koke comemoram gol da Espanha contra a Croácia - Martin Rose - UEFA/UEFA via Getty Images
Azpilicueta e Koke comemoram gol da Espanha contra a Croácia Imagem: Martin Rose - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 15h34

A Espanha está nas quartas de final da Eurocopa. A campeã mundial de 2010 venceu a Croácia por 5 a 3, no Estádio Parken, na Dinamarca, em duelo marcado por gol contra bizarro, virada e prorrogação.

Sarabia, Azpilicueta e Ferrán Torres marcaram para os espanhóis no tempo normal, enquanto Pedri (contra), Orsic e Pasalic fizeram os gols croatas. O empate por 3 a 3 levou a disputa para a prorrogação. No tempo extra, Morata e Oyarzabal decidiram para a Espanha.

Nas quartas de final, a seleção espanhola enfrentará França ou Suíça, que jogam hoje, às 16h (de Brasília). O duelo das quartas está marcado para sexta-feira, às 13h, em São Petersburgo, na Rússia.

1º tempo tem lambança

Unai Simón - Martin Rose - UEFA/UEFA via Getty Images - Martin Rose - UEFA/UEFA via Getty Images
Imagem: Martin Rose - UEFA/UEFA via Getty Images

A Espanha dominava o primeiro tempo quando o goleiro Unai Simón fez uma lambança. Aos 20 minutos, o espanhol recebeu recuo de Pedri, mas errou o domínio, mesmo livre de marcação, e viu a bola entrar no fundo do gol. Inicialmente, a Uefa deu gol contra do goleiro, mas depois mudou para gol contra de Pedri.

Mesmo atrás do placar, a seleção espanhola continuou no ataque e conseguiu o empate ainda antes do intervalo. Aos 38, Sarabia aproveitou rebote do goleiro Livakovic e encheu o pé para deixar tudo igual.

Chuva de gols no 2º tempo

Pasalic - Hannah McKay - Pool/Getty Images - Hannah McKay - Pool/Getty Images
Imagem: Hannah McKay - Pool/Getty Images

A virada espanhola não demorou para sair. Aos 12 minutos do segundo tempo, Ferrán Torres cruzou para Azpilicueta, que apareceu de surpresa na área e cabeceou para o gol. A Espanha ainda marcou mais um, com Morata, mas o lance foi anulado por impedimento. O terceiro saiu mesmo aos 32. A defesa da Croácia cochilou, Ferrán Torres recebeu pela direita, entrou na área e bateu rasteiro na saída de Livakovic.

Com dois gols atrás, a Croácia reagiu já na reta final do jogo. Aos 40 minutos, Orsic bateu para o gol após confusão na área e viu a zaga espanhola afastar. Porém, a arbitragem confirmou que a bola cruzou a linha do gol espanhol. Já nos acréscimos, Orsic colocou a bola na área, e Pasalic completou de cabeça para deixar tudo igual.

Espanha reage na prorrogação

Espanha x Croácia - STUART FRANKLIN / POOL / AFP - STUART FRANKLIN / POOL / AFP
Imagem: STUART FRANKLIN / POOL / AFP

Os espanhóis foram para a prorrogação cabisbaixos e viram os croatas começarem melhor, mas Morata colocou a Espanha em vantagem. Aos 10 minutos, o atacante dominou dentro da área após cruzamento de Dani Olmo e encheu o pé.

Pouco depois, veio o segundo, o quinto da seleção espanhola na partida, em jogada parecida. Aos 13, Dani Olmo colocou mais uma bola na área, desta vez para Oyarzabal chutar no canto e dar números finais ao jogo.