PUBLICIDADE
Topo

Esporte

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cristiano Ronaldo é o melhor europeu da história? Colunistas opinam

Cristiano Ronaldo em ação durante a partida entre Portugal e Bélgica, pela Eurocopa - Getty Images
Cristiano Ronaldo em ação durante a partida entre Portugal e Bélgica, pela Eurocopa Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/06/2021 12h41

Resumo da notícia

  • Colunistas opinam: Cristiano Ronaldo é o melhor jogador europeu da história?
  • "É o maior. Os recordes demonstram. Cruyff é o melhor", analisa Menon
  • Andrei: "Pela combinação necessária entre talento e trabalho, pra mim é o maior"
  • Julio Gomes: "É o maior atacante europeu de todos os tempos. Não sei se o melhor"
  • Rafael Reis: "é um fenômeno, mas não é o melhor jogador do planeta de sua geração"
Classificação e Jogos

Cristiano Ronaldo é o maior jogador europeu de todos os tempos? A afirmação foi feita pelo jornalista PVC, que levantou o debate em sua coluna na Folha de S. Paulo. Maior? Melhor? Eis a questão.

Aproveitamos a discussão para abordar o tema com os colunistas do UOL Esporte. A pergunta é: Cristiano é o melhor europeu da história? Veja o que eles responderam:

Discussão sobre "melhor " é subjetiva. Aí pode envolver memória afetiva (e seletiva) e a preferência de cada um. O brasileiro, em geral, costuma valorizar os mais habilidosos, "artísticos". Não por acaso muitos chamam Cristiano Ronaldo de "robozão". Vai de cada um - eu, por exemplo, prefiro Johan Cruyff, pelo que acrescentou e transformou dentro e fora de campo. Mas em termos de feitos, em clubes e na seleção, realmente o CR7 é incomparável.
ANDRÉ ROCHA

Pela análise fria do talento, não acho. Mas pela combinação necessária entre talento e trabalho, pra mim é o maior. Cristiano Ronaldo é um outdoor de como o suor, a entrega e a dedicação são aliados importantes para a qualidade técnica, mudando atleta de patamar e tornando o protagonismo muito mais longevo.
ANDREI KAMPFF

Cristiano Ronaldo não é o melhor, mas sim o maior europeu de todos os tempos. Importante não confundir o significado das duas palavras. São títulos atrás de títulos, recordes atrás de recordes. É uma lenda.
BRUNO ANDRADE

Para PVC, português é o maior jogador europeu da história. Eu fico com Cruyff.
JUCA KFOURI

Cristiano Ronaldo é o maior atacante europeu de todos os tempos. Não sei se o maior jogador. Cruyff e Beckenbauer também foram jogadores muito influentes, além de craques e campeões.
JULIO GOMES

Tecnicamente, outros jogadores foram melhores -- Zidane, por exemplo, para citar um nome de uma geração recente. Mas olhando para os números de Cristiano, ele é o principal jogador europeu da história sem dúvida.
MARCEL RIZZO

É o maior. Os recordes demonstram. Cruyff é o melhor. Comandou uma seleção que mudou conceitos do futebol sem ganhar títulos.
MENON

Ele é o melhor, sim. E os números, tanto por clubes quanto por Portugal, provam isso. Só deu azar de, na maior parte de sua carreira, não contar com companheiros à altura na seleção - algo que Eusébio, por exemplo, teve nos anos 1960. Claro que a Europa já teve grandes gênios da bola, mas todos com carreiras "fugazes" quando comparadas com a de Cristiano Ronaldo. Ninguém que nasceu no Velho Continente jogou tanto tempo em tão alto nível quanto ele.
MILTON NEVES

As escolhas de melhores de todos os tempos dizem mais sobre quem escolhe do que a respeito do escolhido. Depende de como o votante viveu futebol até ali. Quais jogos antigos assistiu, o que leu, o que ouviu dos mais velhos, como acompanha o esporte atualmente, qual sua ligação afetiva com épocas, times e jogadores. Meu combo me faz colocar Beckenbauer e Cruyff empatados como melhores europeus de todos os tempos. Cristiano Ronaldo briga num pelotão forte, que tem Puskás, Eusébio, Di Stéfano e Platini.
PERRONE

Cristiano Ronaldo é um fenômeno, mas, na minha humilde opinião, não é o melhor jogador do planeta de sua geração. Sendo assim, muito complicado seria qualificá-lo como melhor europeu da história. Para mim, esse posto continua sendo de Cruyff, o jogador que mais transformou o futebol em todos os tempos.
RAFAEL REIS

Concordo com PVC. Pelos feitos, Cristiano Ronaldo é insuperável. Maior artilheiro da história do futebol mundial, da Euro, da Champions, do Real Madrid e de seleções. Joga em alto nível há quase 20 anos, foi campeão da Euro com a seleções portuguesa, tem cinco Liga dos Campeões, foi artilheiro na Inglaterra, Espanha e Itália. Ninguém chega perto dele nesse sentido.
RODOLFO RODRIGUES

Acredito que sim. Não é o mais habilidoso, mas é certamente o mais completo e o que se manteve em alto nível por mais tempo.
RODRIGO COUTINHO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Esporte