Topo

Pior defesa da Copa América, Peru encara desafio de parar de sofrer gols

O Peru de Gallese (foto) sofreu gols em todos os jogos de 2021 até agora - Daniel Apuy/Getty Images
O Peru de Gallese (foto) sofreu gols em todos os jogos de 2021 até agora Imagem: Daniel Apuy/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

27/06/2021 04h00

O Peru ostenta uma marca que nenhuma seleção gostaria de ter. É a pior defesa da Copa América. Sem passar nem um jogo sequer com zero em seu lado no placar, os peruanos encaram o desafio de estancar os vazamentos no duelo de hoje (27), contra a Venezuela, às 18h (de Brasília), no Mané Garrincha.

Ao todo, os peruanos sofreram sete gols. Foram quatro do Brasil, dois do Equador e um da Colômbia. A meta de Gallese foi mais vazada do que a da Bolívia, que tem o pior desempenho entre todas as seleções que participam do torneio, e levou seis gols até agora.

"Estamos afinando as coisas. Não começamos bem, mas o time está crescendo e ficando mais forte. Estamos cometendo alguns erros, mas vamos trabalhar jogo a jogo para melhorar", disse o goleiro Gallese.

Mais do que na Copa América, o problema peruano na defesa parece crônico. Nas duas partidas das Eliminatórias que teve neste ano, a equipe comandada por Ricardo Gareca também não conseguiu ficar sem sofrer gols. Levou três da Colômbia e um do Equador. O último jogo que o Peru terminou sem sofrer gols foi a vitória por 1 a 0 em amistoso contra o Brasil em setembro de 2019.

Nas Eliminatórias, também, o Peru está com a pior defesa. Mas neste caso tem a companhia da Bolívia. Ambos sofreram 14 gols.

"Ainda não tivemos o zero atrás, e isso é sempre importante. O time está crescendo e seguramente vamos tentar isso agora", acrescentou o goleiro.

Se por um lado a defesa peruana tem sido fraca, o ataque rival, da Venezuela, não inspira muita confiança. A seleção marcou apenas dois gols nesta edição da Copa América.

"Nós temos que focar no nosso jogo. Estar defensivamente compacto, pois o Peru é uma seleção perigosa, que faz transições rápidas pelos lados. Temos que estarmos nos melhores jogos possíveis e tratar de não deixar eles marcarem", opinou Moreno, jogador da Venezuela.

Venezuela e Peru jogam hoje (27), às 18h (de Brasília), no Mané Garrincha.