Topo

Eurocopa - 2021

Euro: República Tcheca quebra invencibilidade da Holanda e vai às quartas

Holes comemora gol da República Tcheca na Eurocopa contra a Holanda - Pool via REUTERS
Holes comemora gol da República Tcheca na Eurocopa contra a Holanda Imagem: Pool via REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/06/2021 14h54

Deu zebra! A República Tcheca venceu a Holanda por 2 a 0 hoje (27), na Puskás Arena, em Budapeste. Com gols de Holes e Schick, os comandados de Jaroslav Silhavy quebraram o aproveitamento da Laranja Mecânica, que estava em 100% com três vitórias na fase de grupos da Eurocopa.

A primeira etapa foi de maior domínio holandês, porém, no segundo tempo o cenário mudou. Aos nove minutos, De Ligt foi expulso e deixou a Holanda com um a menos.

Aproveitando a vantagem de estar com um jogador a mais, os tchecos conseguiram abrir o placar em uma jogada aérea e garantiram a vaga nas quartas de final.

Com o resultado, a República Tcheca já tem compromisso marcado. Os classificados voltam aos gramados no sábado (3), às 13h (de Brasília). O adversário da vez será a Dinamarca, no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão.

O jogo:

One love

Como disse em entrevista, o capitão da Holanda, Giorginio Wijnaldum entrou em campo com a braçadeira fazendo menção ao mês do orgulho LGBTQIA+. Além da mensagem 'one love', o item tinha as cores do arco-íris, um dos símbolos da causa.

Além dele, os torcedores holandeses presentes na Puskás Arena também levantaram bandeiras a favor da atitude tomada pelo atleta, recém-contratado pelo Paris Saint-Germain.

Pressão Holandesa

A partida começou com uma pressão fortíssima da Holanda. No primeiro lance do jogo Malen já levou perigo para o goleiro adversário. Depois disso, aos sete minutos de jogo, De Ligt subiu praticamente sozinho na pequena área após um cruzamento de Blind, mas não conseguiu balançar as redes.

Aos 12 minutos de jogo, Kalas salvou a República Tcheca de tomar o primeiro gol. Com um belo lançamento de Blind, Dumfries tirou o goleiro da jogada, só que o defensor tcheco conseguiu evitar o chute.

Levou perigo

Com 21 minutos de jogo, a República Tcheca teve sua primeira chegada ao gol holandês. Em uma jogada de contra-ataque, Sevcík cruzou para Soucek, que chegou cabeceando, mas não acertou a direção.

Se soltando um pouco mais, cinco minutos depois do lance anterior, Schick arriscou um chute de fora da área, mas Stekelenburg encaixou, sem perigos.

Tudo igual

O primeiro tempo acabou empatado sem gols. Ambas as equipes tiveram oportunidades de abrir o placar, o que tornou o jogo mais equilibrado. A Holanda teve pelo menos três chegadas nos 15 minutos finais. Já os tchecos chegaram mais uma vez, mas De Ligt estava muito bem postado, o que evitou que a rede fosse balançada nos 45 iniciais.

Oportunidades: Uma para cada

Com seis minutos de jogo, aproveitando o bom momento da Holanda, Malen disparou em velocidade, deixou a marcação para trás e ficou frente a frente com o goleiro Vaclík, que se atirou em direção da bola e fez o desarme.

Aos 18 minutos, Coufal cruzou e a bola sobrou limpa para Kaderábek. O camisa 2 dominou, pensou e finalizou. O zagueiro Dumfries aproveitou a demora do adversário para evitar o gol.

De Ligt expulso

A Holanda ficou com um a menos no começo da segunda etapa. O zagueiro De Ligt interrompeu uma jogada com a mão. Após o amarelo dado pelo árbitro responsável pela partida, o VAR solicitou revisão do lance e o defensor acabou tomando o cartão vermelho direto.

Esta foi a quarta expulsão desta edição da Eurocopa. Logo após o ocorrido, o comandante holandês, Frank de Boer mexeu e colocou Promes no lugar de Malen.

Com um jogador a mais, a República Tcheca passou a tocar mais a bola, enquanto a Holanda se preocupou em consolidar o setor defensivo.

Placar aberto

Aos 22 minutos, aproveitando a vantagem de jogar 11 contra 10, após a cobrança de um escanteio, Kalas jogou a bola para o meio da área e Holes cabeceou forte para não dar chances ao goleiro Stekelenburg.

Com 34 minutos, Schick aproveitou um descuido da defesa adversária. Autor do primeiro Holes tocou para o camisa 10 marcar o seu quarto gol na competição.

Com o resultado, a República Tcheca administrou o placar a garantiu a classificação para as quartas de final da competição.