Topo

Prejudicado pela arbitragem, Botafogo perde para o Sampaio na Série B

Daniel Costa, do Sampaio Corrêa, cobra pênalti contra o Botafogo - Andriolli Araújo / Sampaio Corrêa
Daniel Costa, do Sampaio Corrêa, cobra pênalti contra o Botafogo Imagem: Andriolli Araújo / Sampaio Corrêa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2021 18h24

O Botafogo perdeu hoje (26) por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís-MA, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Daniel Costa, de pênalti, e Gui Campana.

A partida foi marcada por um erro claro da arbitragem de Jean Pierre Gonçalves. Após finalização de Ronald, Mota defendeu a bola visivelmente dentro do gol. Gonçalves mandou o lance seguir. Como não há o recurso do VAR na Série B, valeu a decisão do árbitro gaúcho.

Com o resultado, o Sampaio vai a 12 pontos e assume o 4º lugar da tabela de classificação. Com um jogo a menos, o Bota permanece na 9ª posição, com 8 pontos.

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Vitória, às 21h30, na quarta-feira (30). Já o Sampaio Corrêa visita o Remo, na terça (29), também às 21h30, no Baenão.

Botafogo tem gol mal anulado

O Botafogo poderia ter voltado para o Rio de Janeiro com outro resultado se, aos 9 minutos da segunda etapa, a arbitragem tivesse validado um gol marcado por Ronald.

Após cabeceio de Diego Gonçalves e rebote de Mota, o atacante botafoguense bateu com força e o goleiro defendeu novamente. Desta vez, porém, a bola estava visivelmente dentro do gol. O árbitro Jean Pierre Gonçalves deu sequência ao lance. Não há utilização do recurso do VAR na Série B.

Glorioso ataca mais, mas peca na conclusão

O primeiro tempo foi marcado pelo Botafogo criando e atacando mais, levando perigo ao goleiro Mota com Ronald, Navarro e Pedro Castro. Porém, a falta de efetividade foi punida pelo gol de pênalti de Daniel Castro, no primeiro chute do Sampaio na partida.

Na etapa final, o roteiro se repetiu: o Glorioso continuou insistindo, com boas chances nas finalizações de Ronald, com o gol mal anulado, e duas vezes com Pedro Castro, que parou na marcação e também cobrou falta pouco acima do gol. No entanto, foram os donos da casa que marcaram de novo, em gol de Gui Campana após contra-ataque.

Oposto do Bota, Sampaio foi eficaz com poucas chances

Jogando em casa, o Sampaio Corrêa foi poucas vezes ao ataque e sua primeira finalização foi o pênalti cometido por Ronald, aos 27 minutos de jogo, com o braço na bola. Daniel Costa bateu firme e abriu o placar.

No segundo tempo, não foi diferente. O Sampaio levou perigo em duas oportunidades, ambas em contra-ataques. Na primeira, Gui Campana desperdiçou. Na segunda, já aos 49 minutos, mandou para as redes e fechou o placar.

Primeira vitória contra o Glorioso

A vitória conquistada em casa não só levou o Sampaio Corrêa ao G4 da Série B como foi marcante para o Tricolor: foi a primeira vez que a equipe venceu o Botafogo na história do confronto.

Até então, as duas equipes haviam se enfrentado em cinco oportunidades pela Copa do Brasil e pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro, com três vitórias cariocas e dois empates.

Ficha técnica

Sampaio Corrêa 2 x 0 Botafogo

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

Local: Castelão, em São Luís-MA

Hora: 16h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima-RS

Auxiliares: Leirson Pengue Partins-RS e Maurício Coelho da Silva-RS

Cartões amarelos: Allan Godoi (Sampaio Corrêa) e Mauro Silva (Sampaio Corrêa)

Cartões vermelhos: Nenhum

Gols: Daniel Costa (Sampaio Corrêa), aos 27 minutos do 1º tempo, e Gui Campana (Sampaio Corrêa), aos 49 do 2º tempo

Sampaio Corrêa: Mota; Luís Gustavo, Paulo Sérgio, Allan Godoi (Nilson Júnior) e Eloir; Ferreira, Mauro Silva, Daniel Costa (Gui Campana) e Romarinho (Watson); Roney (Jean Silva) e Ciel (Zé Mário). Técnico: Felipe Surian.

Botafogo: Douglas Borges; Warley, Kanu, Gilvan e Guilherme Santos (Daniel Borges); Luís Oyama, Pedro Castro (Ricardinho), Chay (Diego Gonçalves), Marco Antônio (Rafael Moura) e Ronald (Felipe Ferreira); Rafael Navarro. Técnico: Marcelo Chamusca.