Topo

"Festa da Uva", adeus de Romário e pênaltis: Fla reencontra Juventude

Romário em ação pelo Flamengo. Passagem do craque pelo clube acabou após jogo contra o Juventude - Ben Radford/Getty Images
Romário em ação pelo Flamengo. Passagem do craque pelo clube acabou após jogo contra o Juventude Imagem: Ben Radford/Getty Images

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/06/2021 18h00

Após um hiato de 14 anos, o Flamengo volta a um território que costuma ser hostil para o Rubro-Negro. Neste domingo (27), o Fla encara o Juventude, às 11h, no Alfredo Jaconi, pelo Brasileiro, com um pacote de lembranças quase sempre não muito agradáveis das passagens rubro-negras por Caxias do Sul.

Foi após um jogo diante dos alviverdes que a torcida viu ruir a passagem de um dos grandes ídolos do clube. Envolvido em uma suposta festa com a presença de uma modelo apontada como a rainha da "Festa da Uva", tradicional evento local, o baixinho Romário vestiu o manto sagrado pela última vez na derrota por 3 a 1 para os gaúchos.

As versões sobre o episódio que culminou com o fim da linha do Baixinho são contraditórias e há quem garanta que outros atletas teriam se envolvido em uma grande celebração no hotel. Não adiantou. Em choque com Gilmar Rinaldi, então superintendente de futebol, o camisa 11 saiu sem dar adeus e acertou com o rival Vasco.

Os episódios de dificuldade do Flamengo na Serra Gaúcha também são contados dentro do campo. Em 12 jogos oficiais no campo alviverde, os rubro-negros somam só dois triunfos. No mais, cinco empates e cinco derrotas.

Flamengo x Juventude - Américo Vermelho/Folhapress - Américo Vermelho/Folhapress
Flamengo x Juventude
Imagem: Américo Vermelho/Folhapress

Apesar destes percalços, o clube já teve um bom motivo para festejar no Jaconi. Em 2001, os visitantes perderam por 2 a 1 no tempo normal, mas levaram a melhor nos pênaltis para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Lembranças à parte, Rogério Ceni e seus comandados encaram mais uma missão sem parte dos titulares que disputam a Copa América e tentam manter a boa performance na competição nacional.

Para o jogo no Sul, a tendência é que o Flamengo não sofra muitas modificações em relação ao time que bateu o Fortaleza por 2 a 1. Nesta nova incursão por Caxias, os rubro-negros só querem trazer boas lembranças na volta para casa.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE X FLAMENGO

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 27 de junho de 2021 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

Juventude: Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton, Matheus Jesus e Wescley; Paulinho, Marcos Vinicios e Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos

Flamengo: Diego Alves, Matheuzinho, Willian Arão, Gustavo Henrique e Filipe Luís; João Gomes, Diego, Michael e Vitinho; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Rogério Ceni

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, o meia Gerson não está à disposição de Rogério Ceni para o jogo de hoje (27), pois já se despediu do Flamengo. O erro foi corrigido.