Topo

Uruguai lida com cobranças e quer evitar Brasil nas quartas da Copa América

Uruguai venceu a Bolívia por 2 a 0 e garantiu a classificação às quartas da Copa América, mas quer evitar Brasil  - Gil Gomes/AGIF
Uruguai venceu a Bolívia por 2 a 0 e garantiu a classificação às quartas da Copa América, mas quer evitar Brasil Imagem: Gil Gomes/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, em Cuiabá

25/06/2021 04h00

O Uruguai, enfim, venceu após cinco partidas, chegou ao seu primeiro triunfo na Copa América ontem (24) e garantiu a classificação para as quartas de final da competição. Com mais um jogo da primeira fase pela frente diante do Paraguai, o objetivo agora é "fugir" de um confronto com o Brasil já na próxima etapa.

Técnico da seleção uruguaia desde 2006, o experiente Óscar Tabárez comemorou o fato de ter mais tempo de descanso após uma maratona de três jogos em sete dias, e falou sobre a importância de subir degraus na tabela de classificação.

"Temos coisas para melhorar. Agora teremos quatro dias até o outro jogo. É quase uma benção. Vamos favorecer a recuperação dos jogadores e tentar se classificar na melhor posição possível", disse o treinador, que antes da vitória sobre a Bolívia ontem já havia deixado claro que preferia evitar o Brasil.

Meia do Flamengo, Arrascaeta classificou a seleção brasileira como um adversário "complicado", mas prefere não pensar em quem enfrentará:

"Temos que pensar em ganhar para obter confiança e não escolher um rival".

Uruguai segue sob pressão

De La Cruz, Suárez, Cavani e Arrascaeta comemoram gol do Uruguai sobre a Bolívia na Arena Pantanal - Twitter da Copa América - Twitter da Copa América
De La Cruz, Suárez, Cavani e Arrascaeta comemoram gol do Uruguai sobre a Bolívia na Arena Pantanal
Imagem: Twitter da Copa América

A vitória por 2 a 0 sobre a Bolívia trouxe alívio, mas não tirou totalmente a pressão da seleção celeste. A imprensa uruguaia segue questionando as atuações e a falta de efetividade do sistema ofensivo, que fez apenas três gols nos últimos seis jogos.

Ciente de que ainda há muito a melhorar, Óscar Tabárez comemorou a vitória, mas manteve os pés no chão.

"A vitória nos deixou felizes, mas não é para festejar", declarou o treinador, que complementou: "Estamos satisfeitos até iniciar a preparação para a partida contra o Paraguai".

De acordo com a programação da seleção uruguaia, a equipe faz um treinamento hoje (25) de manhã ainda em Cuiabá e às 17h viaja para o Rio de Janeiro. No sábado e no domingo as atividades acontecerão no CT do Fluminense e, na segunda (28), a Celeste enfrenta o Paraguai no Nilton Santos (RJ).