Topo

São Paulo

Sofrendo no Brasileirão, São Paulo se vê forte nas copas e respalda Crespo

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

25/06/2021 04h00

O São Paulo não esperava um início tão ruim no Brasileirão, mas tinha ciência de que o foco na conquista do Paulistão cobraria seu preço. O alto número de lesionados deixou Hernán Crespo com opções escassas, principalmente na defesa. Ainda assim, a percepção da diretoria é de que o trabalho está no caminho certo. Uma demissão do treinador argentino ou intervenção no rumo do trabalho não é sequer cogitada.

A avaliação interna é de que era necessário apostar as fichas no Paulistão, por ser um torneio mais acessível na missão de conquistar um título. O São Paulo não levantava uma taça havia oito anos, e a pressão era cada vez maior sobre o time em todas as competições. No ano passado, a equipe do Morumbi chegou a liderar o Brasileirão com boa vantagem, mas caiu de rendimento na reta final e viu a taça ficar com o Flamengo.

A dificuldade apresentada quando o time titular não está disponível fortalece a percepção de dirigentes tricolores de que as principais apostas nesse elenco na temporada estão nas conquistas das copas, torneios mata-mata. Ainda é muito cedo para jogar a toalha no Brasileirão, mas a competição costuma exigir um equilíbrio de peças titulares e reservas. Em seis jogos, o São Paulo ainda não conseguiu mostrar a mesma força quando precisa substituir seus principais jogadores. Foram apenas três pontos somados, nenhuma vitória e uma incômoda permanência na zona de rebaixamento.

Por outro lado, é possível fazer boas campanhas em torneios de mata-mata mesmo não indo bem no Brasileiro. No ano passado, o Santos terminou a competição de pontos corridos apenas na oitava colocação, mas avançou até a final da Libertadores, perdendo o título para o Palmeiras. Em 2018, o Corinthians chegou a brigar para não cair no Brasileiro e foi finalista da Copa do Brasil.

O sorteio da Libertadores, porém, não trouxe vida fácil ao São Paulo. A equipe de Crespo enfrentará o Racing nas oitavas de final. Caso avance, ainda pode enfrentar Palmeiras, River Plate, Boca Juniors e Atlético-MG no caminho para chegar na decisão.

A vida na Copa do Brasil também não é tranquila, mas um pouco menos complicada. A equipe enfrentará o Vasco, atualmente na Série B, nas oitavas de final. As próximas fases ainda serão sorteadas.

Crespo blinda elenco durante a fase ruim

Hernán Crespo, durante a partida entre São Paulo e Cuiabá - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Respaldado pela diretoria, Hernán Crespo tem adotado uma postura de trazer para si a culpa pelos maus resultados. Ao ser questionado sobre as atuações de Liziero, que falhou no clássico contra o Santos, mas se destacou positivamente contra o Cuiabá, o treinador argentino preferiu elogiar o meia e se declarar como único culpado pela atual fase.

"Liziero é um grande jogador. Esse resultado não está chegando e o único culpado está aqui [apontando para si], não está nos jogadores. É um grandíssimo jogador, de grande personalidade, que pode errar porque a vida é saber errar, ter muita personalidade para continuar a jogar. Acredito que é um jogador muito importante como todos os outros. Se tem um culpado, sou eu", afirmou, na entrevista coletiva depois do jogo contra o Cuiabá.

A próxima chance do São Paulo para espantar a má fase será neste domingo (27), às 20h30 (de Brasília), fora de casa, contra o Ceará. Três dias depois, a equipe de Crespo fará o clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL São Paulo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.

São Paulo