Topo

ANÁLISE

RMP: "Que sentido tem Tite querer fazer testes e escalar Gabriel Jesus?"

Do UOL, em São Paulo

24/06/2021 01h23

O Brasil teve dificuldades, mas venceu a Colômbia por 2 a 1 de virada nesta quarta-feira (23) pela Copa América. Com o resultado, a seleção se classificou como a primeira colocada do grupo B. Apesar da vaga antecipada, o técnico Tite fez poucas mudanças na equipe. E o que se viu no Engenhão foi uma partida pouco inspirada.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Vinícius Mesquita, Renato Maurício Prado, Marluci Martins e José Trajano - os comentaristas cobraram Tite para que fossem feitas mais experiências na seleção, uma vez que esta edição da Copa América não tem empolgado e a equipe tem vaga assegurada na próxima fase.

"O que eu acho mais grave é o seguinte. Antes da última Copa, a seleção estava bem armadinha, jogando direito. Essa seleção, não estou vendo jogar nada. Qual o sentido de Tite dizer que quer fazer experiências e começar um jogo com Gabriel Jesus e Richarlison? Que experiência é essa", criticou Renato.

Marluci também questionou Tite, que havia manifestado a intenção de usar a Copa América para fazer alguns testes. "Acho ótimo ele ter essa oportunidade de testar jogadores e opções a um ano da Copa do Mundo, mas ele não testa. Testar não é colocar o Gabigol no segundo tempo, mas sim colocá-lo desde o início. É um jogador que pode ser uma referência", afirmou.

Para Trajano, o treinador não aproveita as oportunidades para fazer testes realmente importantes para a equipe. "Não tem experiência nenhuma. Botam o pessoal em campo, como colocou hoje Gabigol, Firmino, Paquetá, para tentar ganhar o jogo, e não para fazer experiência", apontou.

Marluci gostaria de ver mais testes principalmente no setor ofensivo da seleção brasiileira. "Jogador precisa de tempo para se firmar e mostrar o que pode fazer. O Gabriel Jesus já está careca de jogar com o Tite. Todo mundo conhece. Ele tem que tentar outras coisas. O ataque da seleção precisa de uma referência. Acho que toca muito a bola e fica previsível, meio que dependendo do Neymar", analisou.

Renato concorda. "Quer fazer experiência? Começa com Vinícius Júnior na ponta esquerda, Gabigol no comando do ataque e, se bobear, tira o Neymar para ver como o time vai jogar sem ele. Experiência é isso, botar quem não está jogando. È ver como seu time vai se portar sem seu principal jogador", completou.