Topo

Paraguai encara o Chile com ataque "no divã" em busca de produtividade

Transformar posse de bola em chances é o principal desafio da seleção do Paraguai - Pedro Vilela/Getty Images
Transformar posse de bola em chances é o principal desafio da seleção do Paraguai Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

24/06/2021 12h00

O Paraguai encara o Chile hoje (24), pela quarta rodada do grupo A da Copa América, com seu ataque "no divã". Sobram questionamentos, dúvidas e incertezas sobre o setor ofensivo da seleção. A procura por produtividade assola a equipe comandada por Eduardo Berizzo.

"A verdade é que temos bastante posse de bola. Procuramos manter a posse para ter ocasiões. Mas os gols estão faltando. A defesa rival vai se fechando, e isso nos dificulta", disse o atacante Ávalos, em entrevista coletiva.

O Paraguai marcou apenas três gols em todo o ano. Todos no mesmo jogo, contra a Bolívia. Nos demais compromissos, perdeu para Argentina por 1 a 0 na Copa América, levou 2 a 0 do Brasil e empatou em 0 a 0 com Uruguai pelas Eliminatórias.

"Temos que criar situações de acordo com nossa posse de bola. Temos que saber usar a bola. Devemos transformar a posse em perigo, achar o um contra um, terminar as jogadas com precisão na área, melhorar nossa produção futebolística. Encontrar profundidade e contundência", concordou o técnico Eduardo Berizzo.

Transformar posse em chances é o grande desafio paraguaio. Contra Argentina, por exemplo, a equipe dominou mais da metade da partida, mas não conseguiu ameaçar de fato o gol de Martínez em momento algum.

"Depois do gol cedo, a Argentina se fechou, e não conseguimos encontrar uma forma de criar chances. É algo que temos que trabalhar e estamos fazendo isso", simplificou Ávalos.

Paraguai e Chile jogam às 21h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha. O Chile está classificado para próxima fase, com cinco pontos. O Paraguai, com três, ainda busca garantir lugar nas quartas de final.