Topo

Palmeiras

Galeano aponta Libertadores de 2000 como sua consagração no Palmeiras

Galeano puxa Edilson, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, pela Libertadores de 1999 - Reuters
Galeano puxa Edilson, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, pela Libertadores de 1999 Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2021 11h45

Campeão da Copa Libertadores da América de 1999 com o Palmeiras, o ex-meio-campista Galeano afirmou que a edição seguinte da competição foi a sua verdadeira consagração. Em 2000, o time alviverde voltou a ser finalista, mas acabou derrotado pelo Boca Juniors (ARG) na decisão.

O ex-jogador afirmou que marcar o gol que definiu a vitória por 3 a 2 contra o Corinthians, no jogo de volta da semifinal da Libertadores de 2000, foi um momento especial em sua longa carreira no Palmeiras. O resultado levou o duelo para os pênaltis, que consagraram Marcos.

"Em 2000, a gente pegou o gostinho de 1999, e fizemos uma campanha excelente. E foi nesse ano que eu acabei me consagrando de vez no Palmeiras porque a gente pegou o Corinthians de novo, perdemos o primeiro jogo e tínhamos que ganhar o segundo para passar. E eu fiz o gol que levou o jogo para os pênaltis. E eliminamos o Corinthians", disse o ex-jogador em entrevista para o Players' Tribune.

"Esse gol foi minha consagração para o torcedor. Foi um prêmio que eu recebi por tudo que eu já vinha fazendo no Palmeiras, o tempo de clube. Sou um dos jogadores que mais vestiu a camisa. Acho que isso foi um presente que eu recebi nessa Libertadores", continuou.

Libertadores 1999

Na mesma entrevista Galeano também relembrou a conquista da Libertadores no ano anterior. Ele contou que o técnico Luiz Felipe Scolari foi contratado especialmente para vencer a competição continental e disse que a estratégia do treinador era sofrer poucos gols fora de casa e 'resolver' nos jogos com mando do Palmeiras.

"O Felipão foi contratado para ser campeão da Libertadores. Esse era o objetivo. Ele já tinha sido campeão pelo Grêmio. Eu conto essa história com orgulho porque são lembranças boas. O Felipão tinha muita experiência nesse tipo de jogo, então quando a gente jogava a primeira partida fora, era fechadinho, jogando por uma bola, para não tomar gol e resolver em casa", disse.

"Em 1999, pegamos adversários complicados. Veio o Corinthians, maior rival nosso, Olimpia e Cerro Porteño na primeira fase. Foi complicado, mas passamos. Começamos bem, perdemos para o Corinthians e o torcedor ficou desconfiado. A retomada foi vencendo o Cerro Porteño na última rodada e classificando em segundo - Corinthians em primeiro", recordou Galeano.

Na fase final, o Palmeiras superou o Vasco - que defendia o título - nas oitavas de final e o rival Corinthians nas quartas. A partir deste momento, Galeano disse que o elenco entendeu que ninguém conseguiria segurá-los.

"Depois, encontramos o Corinthians de novo e, eliminando o maior rival, o moral cresceu, aí ninguém segurou. Já tinha jogado contra o Vasco. Quando a gente passou por aquele momento difícil, quase impossível contra o Vasco, aí a gente pegou confiança. Foi espetacular"

Time atual e favoritos na Libertadores

Na opinião de Galeano, por ser o atual campeão da Libertadores, o Palmeiras segue favorito para vencer a competição. Ao lado do time alviverde, o ex-jogador elegeu Flamengo e Atlético-MG como os principais candidatos a levantar a taça.

"A responsabilidade sempre aumenta quando ganha a Libertadores. Quando mostra que tem condição, é dali para mais. O Palmeiras ganhou a Libertadores, a Copa do Brasil, vive um excelente momento. Coloco o Atlético-MG correndo por fora. O Cuca é um excelente treinador e tem uma identidade muito grande com o clube e os resultados estão aparecendo. Palmeiras, Flamengo e Atlético estão na frente", opinou.

Palmeiras