Topo

Corinthians

Avelar usa termo racista em jogo de CS:GO e se desculpa: 'Perdi a cabeça'

Zagueiro do Corinthians, que se recupera de lesão, admitiu ser o autor da mensagem e se disse "envergonhado" - Reprodução/Instagram
Zagueiro do Corinthians, que se recupera de lesão, admitiu ser o autor da mensagem e se disse "envergonhado" Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/06/2021 09h54Atualizada em 23/06/2021 13h33

O zagueiro Danilo Avelar, do Corinthians, usou um termo racista em mensagem a um adversário durante uma partida de CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) ocorrida na noite de ontem.

Desde a madrugada, um print com o username do jogador (D.A35) circula nas redes sociais. Na imagem, o zagueiro escreve: "fih de rapariga preta". Além de racista, o termo é considerado misógino.

Jogador admite erro e pede desculpa

No Twitter, o próprio Avelar chegou a responder na madrugada a um perfil que repercutia a mensagem racista. "Mano, estou na busca de informação igual vocês! Por isso estou adicionando quem foi divulgado", escreveu ele após seguir um dos perfis que publicaram o print acima.

Na manhã de hoje, no entanto, ele assumiu o erro. Em comunicado, ele afirmou que "perdeu a cabeça" e se mostrou envergonhado pela ofensa.

Leia a carta de Avelar:

Fala, galera. Venho aqui falar com vocês sobre a injúria de conotação racial que tem rolado pelas redes sociais atrelada ao meu nome. Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho.

Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça mas, infelizmente, piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista.

Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade, temos que abolir qualquer forma de racismo.

Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral.

Este caso me abriu os olhos para este grave problema em nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções.

Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega a luta pela igualdade, com a Fiel torcida e com meus companheiros de equipe.

Reitero, uma vez mais, que meu histórico e meu caráter não condizem com o que escrevi e que estou disposto a crescer, melhorar e mudar.

Corinthians se manifesta

Clube do jogador, o Corinthians também repercutiu o episódio, mas não informou qual tipo de punição será adotada ao jogador.

"O Sport Club Corinthians Paulista informa que tomou conhecimento do incidente que envolveu o nome do atleta Danilo Avelar nas redes sociais e que está apurando os fatos e o contexto. Atualizaremos nossa posição tão logo seja possível."

Corinthians