Topo

Eurocopa - 2021

Alemanha empata com Hungria em jogo marcado por protestos e avança na Euro

Alemanha comemora gol na partida contra a Hungria pela Eurocopa - Pool via REUTERS
Alemanha comemora gol na partida contra a Hungria pela Eurocopa Imagem: Pool via REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/06/2021 17h54

Em um jogo marcado por protestos pró LGBTQIA+ desde a entrada dos times no campo, a Alemanha empatou com a Hungria por 2 a 2 na última partida da fase de grupos da Eurocopa, na Allianz Arena, em Munique. O resultado garantiu a classificação dos alemães no torneio europeu.

A Hungria saiu na frente com gol de Ádám Szalai e a Alemanha deixou tudo igual com Havertz. Após 30 segundos, os húngaros viraram o placar com Schafer. Na reta final da segunda etapa, Goretzka deixou tudo igual e conseguiu colocar os comandados de Low nas oitavas de final.

O empate entre França e Portugal garantiu a classificação de ambas. Os Blues voltam aos gramados na segunda-feira (28), contra a Suíça, enquanto a Alemanha enfrentará a Inglaterra na terça-feira (29).

Cristiano Ronaldo e companhia terão a Bélgica pela frente no próximo domingo (27).

O jogo:

Protestos LGBTQIA+

Antes mesmo da bola rolar, os protestos marcaram o pós-jogo. No momento em que os jogadores entraram em campo, muitos torcedores alemães levantaram bandeiras do arco-íris. Além deles, o goleiro Manuel Neuer usou sua braçadeira de capitão com a mesma estampa.

Na hora do hino da Hungria, um torcedor invadiu o gramado da Allianz Arena e levantou uma bandeira com o arco-íris, que é uma espécie de símbolo da luta LGBTQIA+.

Começo alemão

A partida começou com certa pressão da Alemanha. Aos três minutos de jogo, Kimmich teve a primeira chance dos comandados de Joachim Low, porém, parou na defesa de Gulácsi. Depois disso, a Alemanha teve mais algumas oportunidades, todas neutralizadas pelo setor defensivo.

Hungria abre o placar

Aos 10 minutos de jogo, Ádám Szalai fez o primeiro em Munique, na Alemanha. A jogada começou com Sallai, que cruzou pelo lado direito e encontrou o camisa 9 entre os zagueiros dentro da área, que cabeceou no canto esquerdo de Neuer.

Busca pelo empate

Precisando da vitória para se classificar, a Alemanha começou a impor o ritmo de jogo. No intervalo dos 20 minutos até o final, os alemães tiveram total controle da partida. Após as chegadas de Hummels e Ginter, que fizeram Gulácsi trabalhar, a Alemanha chegou a marcar 71% de posse de bola em certo momento dos 45 iniciais. Porém, a Hungria soube lidar com a pressão.

Segundo tempo agitado

A reta final do confronto começou bem equilibrada. Ambas as equipes tiveram oportunidades. A Alemanha deixou tudo igual aos 20 minutos com Havertz. Porém, a alegria dos alemães não durou muito. Após 30 segundos de comemorar o empate, Schafer deu um 'banho de água fria' nos adversários ao colocar a Hungria na frente do placar de novo.

O gol da salvação

Aproveitando o bom momento, a Alemanha voltou a deixar o placar igual, o que garantia sua classificação para as oitavas de final. Após um chute de Werner travado, Goretzka conseguiu balançar as redes para o delírio dos torcedores presentes na Allianz Arena.