Topo

Para Cueva, jogador deve ser avaliado só pelo futebol: "Vida é com família"

Christian Cueva foi titular do Peru na vitória contra a Colômbia na Copa América - Heber Gomes/AGIF
Christian Cueva foi titular do Peru na vitória contra a Colômbia na Copa América Imagem: Heber Gomes/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Goiânia

22/06/2021 18h53

Festas, baladas ou sofá, pipoca e Netflix. Nada disso importa para avaliar um jogador de futebol. Pelo menos é assim que pensa o peruano Christian Cueva, ex-São Paulo e Santos, atualmente no Al-Fateh, da Arábia Saudita. Envolvido em uma mais polêmica antes da Copa América, o camisa 10 do Peru foi titular nas duas partidas da equipe de Ricardo Gareca até aqui.

Um vídeo que circulava nas redes sociais mostrava o meia em uma festa com amigos um dia antes do início da concentração peruana para a Copa América. Ele alegou que a filmagem era antiga, mas chegou a treinar entre os reservas após o episódio. Ainda assim, não perdeu o posto de titular.

"Creio que a vida pessoal é pessoal, mas definitivamente é muito difícil que as pessoas e parte da imprensa não comentem algo. No fim, o que temos que fazer é jogar futebol e se tenho que corrigir algo em minha vida, farei internamente, comigo mesmo e com minha família. A ideia é sempre melhorar. Só posso pedir perdão a Deus e minha família", disse hoje (22) em entrevista coletiva.

Não é, nem de longe, o primeiro caso de problemas extracampo de Cueva. No Brasil, ele se envolveu em incontáveis polêmicas desde quando atuava no São Paulo, entre 2016 e 2018, até sua curta passagem pelo Santos, em 2019.

No Tricolor paulista, o peruano já pediu para ficar fora de viagens por não ser titular do time em 2017. No mesmo ano, apareceu em vídeo na internet tomando cerveja antes de um clássico. Na temporada seguinte se atrasou para pré-temporada e foi multado. No período, foi repreendido publicamente pelo São Paulo e também rebateu o clube por meio de suas redes sociais.

No Peixe, Cueva em pouco tempo se atrasou para voltar ao clube e alegou ter perdido o voo. O peruano acabou encostado pelo técnico Jorge Sampaoli após o episódio. Pouco tempo depois foi flagrado brigando em uma balada na cidade. No início da temporada seguinte, em 2020, sumiu do clube: parou de ir aos treinos sem aviso ao clube. Reapareceu assinando com o Pachuca (MEX) alegando que estaria livre de seu contrato por atrasos salariais. O caso foi para a Fifa e o Peixe ganhou em primeira instância.

A tendência é que Cueva siga como titular na partida de amanhã (23), às 18h, contra o Equador, no estádio Olímpico, em Goiânia.