Topo

Moreno e mais dois se juntam ao elenco da Bolívia após cumprirem quarentena

Marcelo Moreno cumpriu quarentena após covid-19 e está por resultado de PCR para ficar à disposição da Bolívia - AIZAR RALDES/AFP
Marcelo Moreno cumpriu quarentena após covid-19 e está por resultado de PCR para ficar à disposição da Bolívia Imagem: AIZAR RALDES/AFP

Bruno Braz

Do UOL, em Cuiabá

22/06/2021 12h50Atualizada em 22/06/2021 17h24

O atacante Marcelo Moreno, o meia Henry Vaca e o zagueiro Luis Haquin cumpriram a quarentena de 10 dias em Goiânia (GO), testaram negativo para o exame PCR e se juntaram ao elenco da Bolívia que está em Cuiabá (MT) para enfrentar o Uruguai na próxima quinta-feira (24), na Arena Pantanal, pela Copa América.

Jogador do Cruzeiro, Moreno havia testado positivo e desabafou em suas redes sociais sobre a realização da competição nestas condições. A Conmebol, porém, não gostou da postura do atleta e resolveu puni-lo com a suspensão de um jogo e uma multa de US$ 20 mil (cerca de R$ 101 mil).

A decisão da entidade máxima do futebol latino revoltou os integrantes da seleção da Bolívia, e o técnico César Farías pediu "diplomacia" ao órgão após a derrota para o Chile por 1 a 0.

"Me permitam porque quero tocar em um tema, que é sobre Marcelo Martins. Ele não é só o capitão da seleção como também um jogador muito querido no plantel por sua qualidade humana. É mais que um capitão, é nossa bandeira futebolística atualmente e tem passado dias difíceis como passaria qualquer ser humano que se encontra em uma enfermidade", declarou o treinador, complementando com uma leve "alfinetada":

"Se for interpretar uma palavra de uma maneira ou outra, tem que ver o entorno do jogador e o que é realidade. A realidade é que ele quer vestir a camisa do seu país, tinha o sonho de disputar a Copa América, vem de um grande momento, é o goleador atual das Eliminatórias [Sul-Americanas à Copa 2022]. Tem que ter a sensibilidade de analisar o momento e não ver quem é o mais poderoso ou quem tem a razão".

Cesar Farías citou a recolocação da Copa América para o Brasil feita as pressas após o cancelamento de Argentina e Colômbia como sedes.

"Também temos que entender que, pela razão que sabemos, foi uma Copa que se armou em dez dias. Havia um plano para outro lugar há mais de dois anos. Tudo isso tem que entrar na cabeça", disse, para depois finalizar:

"Peço para todas as autoridades que a diplomacia deve prevalecer nesses aspectos".

Conmebol avalia que Moreno faltou com respeito

Para a Conmebol, o jogador do Cruzeiro cometeu uma infração ao regulamento do torneio. Tal infração está abordada no tópico 'faltar com respeito e agir de maneira ofensiva', além de 'realizar manifestações difamatórias'.

Marcelo Moreno poderá apresentar a sua defesa até a próxima quinta-feira. Caso seja enquadrado no Artigo 7 do Código Disciplinar do torneio, o atleta pode ser advertido, receber um aviso e ser multado. Outras sanções mais graves previstas no artigo são: 'devolução de prêmios' e 'retirada do título'.