Topo

Segurança do Uruguai acusado de assédio é solto após fiança de R$ 5 mil

Fórum criminal de Cuiabá realizou uma audiência de custódia com o segurança do Uruguai acusado de assédio - Bruno Braz / UOL Esporte
Fórum criminal de Cuiabá realizou uma audiência de custódia com o segurança do Uruguai acusado de assédio Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, em Cuiabá

21/06/2021 18h14Atualizada em 21/06/2021 22h45

O segurança da seleção uruguaia, Harold Ferreira Roldos, foi solto após pagamento de fiança de R$ 5 mil na audiência de custódia onde recebeu a acusação de "importunação sexual" por uma funcionária contratada pela Conmebol no hotel onde a delegação está hospedada em Cuiabá (MT) para a disputa da Copa América.

Harold foi preso em flagrante na noite de ontem (20) após denúncia dos próprios funcionários do hotel, que pelas câmeras de segurança interpretaram que o segurança estava assediando a mulher nos corredores da concentração.

Ele foi conduzido à Delegacia da Mulher na capital mato-grossense, onde negou as acusações. A funcionária também prestou depoimento e alega que Harold segurou seus braços, solicitou beijos, ofereceu dinheiro entre outras importunações.

O segurança ficou detido no local, enquadrado no artigo 215-A e hoje (21) pela manhã foi levado até o Fórum Criminal de Cuiabá, onde passou pela audiência de custódia, sendo liberado no início da noite após o pagamento da fiança.

Federação uruguaia demite segurança

Segurança do Uruguai passou a noite detido na Delegacia da Mulher, em Cuiabá (MT) - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Segurança do Uruguai passou a noite detido na Delegacia da Mulher, em Cuiabá (MT)
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

A Associação Uruguaia de Futebol agiu rápido e informou o desligamento do profissional.

"A Associação Uruguaia de Futebol informa no dia de hoje que desvinculou um funcionário integrante da delegação na Copa América do Brasil, como consequência de ter sido denunciado por suposto comportamento repudiável e inaceitável. Uma vez de volta a Montevidéu se dará início ao processo formal de investigação administrativa correspondente, respeitando as garantias do devido processo", publicou em nota.

A Conmebol evitou citar nomes em sua manifestação, mas se colocou totalmente contrária a tal conduta.

"A Conmebol está atenta às resoluções emanadas das autoridades judiciais ou administrativas que tratem da reclamação e acatará pontualmente o que estas estabelecerem", diz trecho da manifestação.

Encaminhamento de segurança da seleção do Uruguai para audiência de custódia em Cuiabá - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Encaminhamento de segurança da seleção do Uruguai para audiência de custódia em Cuiabá
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

A Polícia Militar do Mato Grosso, também em nota, confirmou o ocorrido. Segundo registro, um homem de 45 anos foi conduzido à delegacia acusado de assédio e importunação sexual.

"Uma equipe da 21ª Companhia Centro foi acionada pela gerencia de um hotel, localizado na Avenida Isaac Povoas. No local, o chefe da segurança do estabelecimento relatou que uma colega, que também é segurança, mas contratada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) disse ter sofrido assédio e importunação sexual por um segurança da delegação do time do Uruguai", diz a nota da PM.

Segundo relato da vítima aos policiais, ela foi cumprimentada pelo homem, que em seguida passou a cometer o ato de assédio, com pedido de um beijo em troca de dinheiro, além de perguntas pessoais e insistentes.

Ainda segundo a nota da PM, os seguranças do hotel precisaram intervir quando notaram, pelo sistema de câmeras do estabelecimento, que o homem segurava pelo braço a vítima. Ao chegarem no local onde tudo acontecia, no segundo andar do prédio, ele já havia saído.

A assessoria de imprensa do hotel Deville Prime, onde a seleção uruguaia está hospedada, informou que ajudou os policiais nas investigações. Os funcionários preferiram não conceder entrevistas ao UOL Esporte, que foi até o local.