Topo

ANÁLISE

RMP: "Haveria essa polêmica se Jô tivesse feito gol com chuteira verde?"

Do UOL, em São Paulo

21/06/2021 04h00

Jô ficou no centro de uma polêmica por conta da cor das chuteiras que usou na partida deste domingo (20) contra o Bahia, pelo Brasileirão, e que terminou 0 a 0. Torcedores acharam que o calçado era verde, o que remete ao arquirrival Palmeiras. O atacante se defendeu e disse que, na verdade, elas são azul turquesa. O Corinthians advertiu o jogador e também o multou.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Milly Lacombe e Rodolfo Rodrigues - os comentaristas discutiram o caso e consideram que o episódio poderia ser evitado se houvesse um pouco mais de cuidado de todas as partes envolvidas.

"Imaginemos que o Jô fizesse o gol da vitória com a chuteira verde. Ia haver esse blábláblá todo? Acho uma baita frescura essa história de um jogador do Corinthians não poder jogar de chuteira verde. Então o jogador do Palmeiras não vai poder usar uma chuteira preta e branca? E ninguém no vestiário, comissão técnica ou dirigentes, olhou para os pés do Jô antes de ele entrar em campo? Se acham esse absurdo todo, porque não chegaram no Jô e disseram 'troca essa chuteira, isso vai pegar mal'?", questionou Renato.

Milly acha que, mesmo que a chuteira seja azul turquesa, o fato de ela gerar alguma dúvida já seria argumento suficiente para o jogador escolher outro modelo. "Os símbolos importam desde que não sejam paranoicos, gerem violência. Quando cruza o limite do bom senso, acho lamentável. Ninguém precisava ter visto. O Jô é do terrão. Ele sabe. É uma das primeiras coisas que qualquer um sabe. Não precisa nem ser corintiano. Mas tenho certeza de que ele tinha outras cores de chuteira", disse.

Rodrigues aponta que Jô não deve ser considerado como único "vilão" dessa polêmica. "Deveriam ter visto isso lá atrás. Se tem um patrocinador que está com um clube há vários anos, não é possível que alguém tenha falado ''Jô, toma essa chuteira verde aqui'. Já parte daí. No vestiário, tem gente para olhar. É uma série de equívocos. A diretoria do Corinthians multar só o Jô... Deveria ter uma punição para outros também", opinou.

Para Renato, o que contribuiu para a discussão ganhar grandes proporções foi a fase ruim vivida pelo Corinthians. "Essa celeuma toda da chuteira começou na rede social. E começou porque o Corinthians está em uma draga infernal. O torcedor do Corinthians começa a ficar furioso com várias coisas e a chuteira do Jô virou a válvula de escape", concluiu.