Topo

Borja deixa Borré para trás em início da era Rueda na seleção da Colômbia

Miguel Borja reza antes de partida da Colômbia contra o Equador pela Copa América em Cuiabá - Miguel Schincariol/Getty Images
Miguel Borja reza antes de partida da Colômbia contra o Equador pela Copa América em Cuiabá Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Eder Traskini

Do UOL, em Goiânia

21/06/2021 04h00

O centroavante Miguel Borja tem se tornado a segunda escolha do técnico Reinaldo Rueda na seleção da Colômbia. Atrás apenas de Duván Zapata em minutos jogadas, o jogador do Palmeiras tem mais que o dobro de tempo em campo do que Rafael Borré, por exemplo, que foi alvo do Verdão no início do ano.

O atleta que jogou as últimas duas temporadas pelo Junior Barranquilla soma 231 minutos em campo, oito a mais do que Luis Muriel, que surge como seu concorrente direto por uma vaga no time titular. Ontem (20), na derrota por 2 a 1 para o Peru pela Copa América, Borja começou jogando enquanto o atacante da Atalanta entrou no decorrer da partida.

A lista tem como líder Zapata, titular em quatro das cinco partidas de Rueda no comando da Colômbia, com 280 minutos. Borré soma apenas 108, enquanto Morelos ganhou seus primeiros nove minutos ontem com o novo técnico.

Em matéria de efetividade, Borja vem liderando a equipe. É bem verdade que são apenas cinco partidas sob comando de Reinaldo Rueda, mas o centroavante é o artilheiro com dois gols e ainda tem uma assistência, o que faz com que ele tenha participado diretamente de quase metade dos sete gols colombianos com o novo treinador.

Foi de Borja, por exemplo, o gol que empatou o jogo contra a Argentina nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O centroavante marcou aos 49 minutos do segundo tempo e garantiu o empate após seu país sair perdendo por 2 a 0. O resultado colocou a Colômbia na quinta colocação momentânea do certame.

No citado duelo com a Argentina, Muriel havia marcado o primeiro tento cobrando pênalti: o único outro gol anotado por um dos centroavantes da seleção colombiana; Zapata e Borré ainda não balançaram as redes.

A Colômbia volta a campo nesta quarta-feira (21), às 21h, quando tem a difícil missão de enfrentar o Brasil no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, pela quarta rodada da Copa América.