Topo

Corinthians

Retrospecto recente fora de casa indica problemas ao Corinthians na Bahia

Corinthians perdeu seus últimos quatro jogos contra o Bahia em Salvador - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Corinthians perdeu seus últimos quatro jogos contra o Bahia em Salvador Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

20/06/2021 04h00

Adversário do Corinthians neste domingo (20), o Bahia detém uma invencibilidade de quatro partidas jogando em casa contra o clube do Parque São Jorge. A última derrota do Tricolor de Aço para o Alvinegro jogando em Salvador aconteceu há quase sete anos, em 2014. De lá para cá, a equipe nordestina tem sido uma pedra no sapato do Timão. Hoje, às 16h (horário de Brasília), o técnico Sylvinho e seus comandados tentam quebrar o tabu no estádio Pituaçu.

Atuando como visitante no histórico recente do Campeonato Brasileiro, o Corinthians encontra mais dificuldades nos confrontos contra Santos (seis derrotas seguidas), Flamengo e Bahia (quatro derrotas em sequência). Diante dos outros 16 clubes participantes da atual Série A nas últimas quatro temporadas, o Timão arrancou pontos atuando longe de seus domínios ou simplesmente não os enfrentou, como são os casos de Cuiabá e Juventude.

A última vez que o Timão foi até Salvador e venceu o Bahia aconteceu na temporada 2014 (o Tricolor de Aço jogou a Série B em 2015 e em 2016). Naquela ocasião, o time treinado por Mano Menezes garantiu o triunfo na Fonte Nova com gols de Malcom e Renato Augusto. Curiosamente, o sistema defensivo foi formado por Cássio, Fagner, Gil, Felipe e Fábio Santos.

Exceção ao zagueiro Felipe, hoje no Atlético de Madrid e também na Seleção Brasileira na campanha da Copa América, todos os outros jogadores estão no clube do Parque São Jorge e, inclusive, devem ser titulares na partida desta tarde em Salvador.

Neste Brasileirão, o início do Corinthians não foi dos melhores. O técnico Sylvinho perdeu seus dois primeiros jogos na Neo Química Arena e registrou um aproveitamento de apenas 33% após quatro rodadas. Como não vem somando pontos em casa, os triunfos como visitante são de vital importância para a equipe manter distância da zona de rebaixamento e buscar seu objetivo orçado no ano passado: encerrar a competição pelo menos na sétima posição.

A comissão técnica não confirmou a escalação do Alvinegro para a partida no Pituaçu, mas a tendência é de que a equipe seja montada com Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Roni e Cantillo; Gustavo Mosquito (Ramiro), Mateus Vital e Luan.

Os confrontos recentes entre Bahia x Corinthians:

Brasileirão 2020* - Bahia 2x1 Corinthians - Fonte Nova

Brasileirão 2019 - Bahia 3x2 Corinthians - Fonte Nova

Brasileirão 2018 - Bahia 1x0 Corinthians - Fonte Nova

Brasileirão 2017 - Bahia 2x0 Corinthians - Fonte Nova

Brasileirão 2014 - Bahia 1x2 Corinthians - Fonte Nova

*Jogo disputado em 28 de janeiro de 2021

Corinthians