Topo

Titular na 1ª, lateral resiste e joga 100ª do Allianz Parque no Brasileiro

Victor Luis abriu o placar para o Palmeiras no dérbi em Itaquera pelo Paulista-2021 - Ettore Chiereguini/AGIF
Victor Luis abriu o placar para o Palmeiras no dérbi em Itaquera pelo Paulista-2021 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

19/06/2021 20h00

De 19 de novembro de 2014, data da reinauguração, até este domingo (20), o Palmeiras atuou 99 vezes no Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro. E dos escalados naquele dia contra o Sport pelo então técnico Dorival Júnior, apenas um jogador vai a campo contra o América-MG às 11h, na 100ª partida do estádio na competição: o lateral Victor Luis.

Victor, aliás, talvez seja hoje o mais titular entre os 11 que vão a campo contra a equipe de Belo Horizonte. Com a ausência de Viña, que disputa a Copa América pelo Uruguai, o lateral-esquerdo ficou sem concorrentes pela posição. Lucas Esteves, o outro homem do setor atualmente com o grupo, quando escalado, tem jogado no ataque ou no meio-campo.

Curiosamente, foi no meio-campo que Victor atuou na inauguração do estádio remodelado, na derrota por 2 a 0 para o Sport. Quem jogou pela lateral-esquerda naquele dia foi Juninho, que não deixou saudades na torcida e atualmente está vinculado ao pequeno Barra, de Santa Catarina.

Naquele dia, o Palmeiras foi a campo com: Prass, João Pedro, Nathan, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley e Felipe Menezes; Diogo e Henrique Dourado.

No período, o Palmeiras trouxe seis laterais esquerdos

Desde aquela fatídica noite que deixou o Palmeiras bem perto do rebaixamento —que surpreendentemente não veio—, o clube trouxe seis laterais esquerdos entre as mais de 80 contratações que fez no período.

Além de Viña, vieram Zé Roberto, João Paulo, Egídio, Fabrício e Diogo Barbosa. É verdade que Victor, formado pelo clube, aonde chegou com 11 anos, não esteve todo esse tempo no Palmeiras. Jogou seis meses pelo Ceará, em 2015, e dois anos pelo Botafogo em duas passagens, em 2016/17 e 2020.

Em 2018, ele fez parte da equipe do Palmeiras campeã brasileira, sob comando de Felipão, que o escalou 22 vezes no Nacional.

Vaga em 2021 veio após expulsão de Viña

Victor retornou ao Palmeiras em 2021 para suprir uma carência do elenco. Abel Ferreira tinha apenas Viña como confiável pelo setor, já que Lucas Esteves nunca convencera o português.

Mas na segunda partida da Recopa Sul-Americana deste ano, o uruguaio foi expulso contra o Defensa y Justicia, no jogo que o time perdeu por 2 a 1, e, conforme confessou em entrevista, entrou em uma crise emocional. Ele absorveu a culpa pelo revés nos pênaltis e perdeu a confiança —algo que foi detectado por Abel.

Pela expulsão, Viña teve de cumprir três jogos de suspensão na Libertadores, nos quais Victor ganhou a preferência do treinador e acabou sendo escalado também no Estadual, em jogos nos quais o uruguaio tinha condição de jogo.

Com a Copa América, Victor Luis poderá ter até mais 20 dias de sequência, caso o Uruguai chegue à final, no dia 10 de julho. Victor tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2022.

Jaílson estava com o grupo em 2014, mas não foi relacionado

Outro jogador do time que vai a campo contra o América-MG estava no elenco daquele Palmeiras, o goleiro Jaílson. Recém-chegado do Ceará, ele foi preterido do banco de reservas por Dorival Júnior, que levou Deola para o jogo.

PALMEIRAS X AMÉRICA-MG
CAMPEONATO BRASILEIRO - 1º TURNO

Local: Allianz Parque
Horário: 11h
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Palmeiras: Jaílson, Marcos Rocha, Felipe Melo (Kuscevic), Renan e Victor Luis; Zé Rafael (Felipe Melo); Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Willian (Wesley), Deyverson e Rony. Técnico: Abel Ferreira

América-MG: Jori (Airton), Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson Jesus, João Paulo; Alê, Sabino, Juninho; Ademir; Felipe Azevedo (Gustavo) e Rodolfo. Técnico: Cauan de Almeida (interino)