Topo

Grêmio busca "redescoberta" em folga para escapar de má fase no Brasileiro

Douglas Costa pode ser titular no próximo jogo do Grêmio - Rafael Vieira/AGIF
Douglas Costa pode ser titular no próximo jogo do Grêmio Imagem: Rafael Vieira/AGIF

Do UOL, em São Paulo

19/06/2021 04h00

Três derrotas nas primeiras três rodadas. O retrospecto do Grêmio neste início de Campeonato Brasileiro é tão desanimador que o técnico Tiago Nunes se prepara para uma "redescoberta" da equipe gaúcha depois de anos vitoriosos sob o comando de Renato Gaúcho.

"Estamos num caminho. Não posso avaliar exatamente em que estágio estamos porque estávamos crescendo como equipe. Fizemos a melhor campanha da primeira fase da Copa Sul-Americana, passamos de fase na Copa do Brasil. Depois, tivemos mais de 15 casos de Covid, além dos jogadores convocados. Isso quebra o processo, o ritmo de treino, de preparação", explica o treinador.

"Temos que redescobrir a equipe, casar novos jogadores nesse contexto. É trabalho contínuo, e o treinador depende desses fatores externos para poder construir seu trabalho, e muitas vezes vamos fazendo trabalhos paliativos."

E para isso o Grêmio ganhou uma grande oportunidade. Como a partida contra o Cuiabá, inicialmente marcada para este domingo (20) foi adiada, o Tricolor terá uma semana de folga para seu próximo confronto. O jogo contra o Santos, pela sexta rodada, acontece na quinta-feira (24), em Porto Alegre.

É um prazo importante para Tiago Nunes reconstruir um time. "O Grêmio teve uma identidade claríssima de jogo nas últimas temporadas. Com volume, meias com toques curtos e jogadores de ataque que vinham compor com os meias, como o Ramiro e o Alisson. Com o passar do tempo e a característica dos novos jogadores que vão agregando, muitas vezes ela não consegue ser repetida. Esse tem sido o desafio."

Ocupando a lanterna do Brasileirão, o Grêmio vem de uma derrota por 1 a 0 para o Sport na Ilha do Retiro. Antes disso, o Tricolor perdeu para o Ceará por 3 a 2, na Arena Castelão, e levou 1 a 0 do Athletico-PR na Arena do Grêmio.

Para seu próximo compromisso, algumas mudanças devem ser realizadas. A mais provável é a estreia de Douglas Costa como titular. O meia-atacante entrou no decorrer da partida contra o Sport, mas mostrou falta de ritmo. Luiz Fernando deve perder lugar na equipe.

Outro jogador que tem sua titularidade em risco é Thiago Santos. Embora elogiado pelo treinador por sua capacidade de marcação e qualidade no jogo aéreo, o volante pode ser substituído por Victor Bobsin.