Topo

Brasileirão - 2021

Defesa do Fla encara Bragantino de olho em marca que alcançou com Barbieri

Maurício Barbieri, técnico do Red Bull Bragantino - Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Maurício Barbieri, técnico do Red Bull Bragantino Imagem: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/06/2021 04h00

Sem levar gols há cinco partidas, o Flamengo encara o Red Bull Bragantino, hoje (19), no Maracanã, às 21h, pelo Campeonato Brasileiro, com a oportunidade de igualar uma marca que vem desde 2018. Isto é, antes da chegada de Jorge Jesus à Gávea. Naquela temporada, o clube rubro-negro conseguiu a façanha de ficar seis jogos sem ser vazado. E quis o destino que o treinador à época fosse Maurício Barbieri, hoje comandante do Red Bull Bragantino.

"Fico feliz de saber dessa marca. Realmente, não tinha atentado a isso. Imaginava até que, pela campanha que fez em 2019, pelo ano que teve, todas as marcas já tivessem sido batidas",disse Barbieri ao UOL Esporte.

"Não sei se tem algo de especial em ter a possibilidade de, de repente, quebrar essa sequência, mas claro que nossa ideia é tentar fazer os gols, imprimir nossa identidade no jogo, sabendo que o desafio é grande, sabendo que o Flamengo vem em um bom momento. Fico feliz com a marca e vamos fazer o possível para que essa sequência não seja maior."

O técnico, porém, não poderá estar à beira do gramado neste reencontro com o Fla. Ele foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e recebeu dois jogos de suspensão. Sendo assim, também não vai trabalhar em partida contra o Palmeiras. A penalidade acontece porque Barbieri compareceu ao vestiário no jogo contra o Verdão, pelo Brasileiro, em dezembro, em oportunidade que estava suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

A equipe da Gávea tem seis pontos, 100% de aproveitamento até aqui na competição — os jogos contra o Grêmio e Athletico-PR foram adiados —, e busca a vitória para se manter próximo à parte superior da tabela. Já o time de Bragança Paulista, com oito pontos, quer permanecer no G4.

Dor de cabeça em um passado não muito distante, o setor defensivo do Flamengo mostrou evolução e não leva gols há cinco jogos. A sequência se iniciou contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, pela Libertadores, e passou pelos duelos de ida e volta com o Coritiba, pela Copa do Brasil, e Palmeiras e América-MG, pelo Brasileiro.

Desta forma, caso o time rubro-negro mantenha o desempenho, pode alcançar seis partidas consecutivas sem ver o adversário celebrar, algo que não acontece desde 2018.

Entre 23 de maio e 10 de junho daquele ano, o time da Gávea, então comandado por Barbieri, empatou sem gols com o River Plate, da Argentina, pela Libertadores, e emendou vitórias por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, 2 a 0 sobre o Bahia, 1 a 0 em cima do Corinthians, 2 a 0 sobre o Fluminense, e também 2 a 0 em cima do Paraná, todos no Brasileiro.

Mauricio Barbieri comanda o Flamengo em duelo com o Corinthians - Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo - Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Maurício Barbieri chegou ao Bragantino em setembro de 2020, para substituir Felipe Conceição, e, ao término da última edição do Brasileiro, renovou o vínculo até o fim do ano que vem. Ele já havia trabalhado com a gestora do clube entre 2014 e 2016, ainda nos tempos de Red Bull Brasil.

O treinador acertou com o Rubro-Negro em 2018, para ser auxiliar na comissão técnica permanente. Com a demissão de Paulo César Carpegiani, após a eliminação no Carioca, porém, assumiu de forma interina e, posteriormente, foi efetivado. Ele acabou sendo demitido em setembro, com um retrospecto de 39 jogos, 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas.

Desde a despedida, foram dois confrontos, ambos no Brasileiro do ano passado, e dois empates. Ele classifica o duelo de hoje como "grande desafio", mas ressalta que o Massa Bruta já demonstrou que consegue "competir com praticamente todas as equipes".

"Acho que teremos um grande desafio pela frente. Apesar do retrospecto de dois empates, o momento é diferente. Eles vêm de um retrospecto recente muito positivo. Além das vitórias, estão jogando muito bem, conseguindo ser superiores aos adversários. Acho que teremos um desafio grande, mas já demonstramos, em outras oportunidades, que, quando conseguimos imprimir nosso jogo, conseguimos competir com praticamente todas as equipes", apontou.

"Então, a ideia é que a gente possa ser bastante competitivo, tente achar o nosso jogo dentro do Maracanã, sabendo da dificuldade que é, e tente o melhor resultado possível", completou.

Desafios a equacionar

Mauricio Barbieri lembra que a atual temporada é atípica pelo fato de ter emendado com o calendário do ano passado — devido às paralisações por conta da pandemia de coronavírus. Além disso, o Red Bull Bragantino vive um momento diferente na história recente, participando de diversas competições em período similar.

"Essa tem sido uma temporada atípica por conta de não ter tido período de transição entre a temporada anterior e a que se iniciou. O Flamengo, até pelas características que lhe são peculiares, conseguiu dar descanso aos jogadores, iniciar o Estadual como uma equipe alternativa, vamos dizer assim. Nós não tivemos essa possibilidade. Então, a gente vem tentando lidar com essa sequência absurda de jogos, equacionar da melhor maneira as escalações e as escolhas, para evitar lesões."

Barbieri também destaca o fato de ser uma temporada nova para o clube em função da quantidade de competições: o Red Bull encara, pela ordem, Paulista, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e o Brasileiro.

Na busca por um desempenho melhor que o de 2020, o clube também tem de lidar com a perda de alguns nomes do elenco, como é o caso de Claudinho. Um dos principais jogadores do time, ele foi convocado para os Jogos Olímpicos de Tóquio e será desfalque em alguns compromissos, ponto lamentado pelo treinador:

"Ideia é fazer uma temporada melhor que a anterior. Eu não estive a temporada toda, cheguei já no Brasileiro. Conseguimos uma campanha de recuperação e a ideia é que possamos conseguir uma colocação melhor no Brasileiro, e possamos ir o mais longe possível na Sul-Americana. Mas temos enfrentado uma série de desafios em função do calendário, das convocações. Temos aí agora uma ausência longa do Claudinho, que é um jogador fundamental. São os desafios que estamos tentando equacionar".

Volta de Rogério Ceni

O técnico Rogério Ceni estará novamente à beira do gramado. Recuperado de covid-19, o comandante rubro-negro voltou a trabalhar com o elenco na última quinta-feira e retorna aos jogos hoje.

No período em que o titular da vaga esteve afastado, Maurício Souza, do sub-20, foi quem deu as ordens. Foi ele quem começou o Carioca, quando o Rubro-Negro utilizou uma equipe alternativa.

"[Acho que vai ser] Jogo duríssimo. Bem mais complicado do que foi contra o América-MG e Coritiba, com todo respeito às equipes, mas o Bragantino já está... A pontuação diz isso, reflete isso. É um time muito bom, bem treinador, que joga em uma rotação alta, busca o gol e a posse de bola, assim como o Flamengo. Duelo bem mais complicado, mas vamos atrás da vitória", disse, em entrevista à FlaTV.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X RED BULL BRAGANTINO


Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 19 de junho de 2021, sábado
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Flamengo: Diego Alves, Matheuzinho, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego, Gérson, Michael e Vitinho; Bruno Henrique e Rodrigo Muniz. Técnico: Rogério Ceni.

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar (Weverson); Raul, Lucas Evangelista e Pedrinho; Artur, Helinho e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri