Topo

Destaque do Chile que chorou após gol é inglês e não fala espanhol

Ben Brereton comemora seu primeiro gol pela seleção do Chile: atacante é filho de pai inglês com mãe chilena - Miguel Schincariol/Getty Images
Ben Brereton comemora seu primeiro gol pela seleção do Chile: atacante é filho de pai inglês com mãe chilena Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Bruno Braz

Do UOL, em Cuiabá

19/06/2021 04h00

A vitória chilena por 1 a 0 sobre a Bolívia ontem (18) pela Copa América, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), veio dos pés de um jogador que não nasceu no Chile e nem fala espanhol. Trata-se do atacante inglês Ben Brereton, de 22 anos, que atua no Blackburn Rovers, da Segunda Divisão da Inglaterra.

Benjamin Ben Brereton desembarcou no selecionado chileno na competição continental por ser filho de mãe chilena com pai inglês, o que lhe permitiu fazer a naturalização.

"Minha metade é chilena. Minha mãe veio de lá e meu pai é da Inglaterra, então tenho as duas nacionalidades. Os rapazes [jogadores do Blackburn] não acreditaram, mas minha mãe veio para a Inglaterra quando era jovem e acabou casando com o meu pai. Então acredito que estou disponível para a seleção do Chile, certo?", declarou em tom bem-humorado ao site oficial do clube inglês.

Antes de decidir pela naturalização, Ben Brereton jogou pela seleção de base da Inglaterra e era visto como uma promessa. O atacante, por exemplo, disputou a Eurocopa sub-19, quando a equipe inglesa foi campeã na ocasião.

Revelado no Stoke City (ING), ele defendeu o Nottingham Forest antes de chegar ao Blackburn Rovers. Porém, quando se profissionalizou, ele não teve mais chances com a camisa de seu país de origem, o que o motivou a buscar novos ares.

"Está fazendo grande esforço para nos compreender"

Atacante Ben Brereton chora e é festejado por Vargas após fazer seu primeiro gol com a camisa do Chile - Divulgação / Federação Chilena de Futebol - Divulgação / Federação Chilena de Futebol
Atacante Ben Brereton chora e é festejado por Vargas após fazer seu primeiro gol com a camisa do Chile
Imagem: Divulgação / Federação Chilena de Futebol

Ontem Ben Brereton fez sua primeira partida como titular do Chile, substituindo Palacios. Ao fazer seu gol, o jovem não escondeu a emoção e foi às lágrimas enquanto era ovacionado pelos companheiros.

Técnico da equipe, Martín Lasarte falou um pouco sobre sua adaptação e destacou a ajuda dos jogadores ao atacante:

"Acredito que para o Ben foi uma ocasião importante. É difícil jogar como titular da seleção. Ele não fala o idioma e está fazendo um grande esforço para nos compreender. Os companheiros têm muita responsabilidade sobre isso, estão o ajudando muito. Ele teve uma oportunidade e aproveitou, então para ele foi uma situação muito motivante. Fez seu primeiro gol pelo Chile".

No elenco do Chile que disputa a Copa América, Ben Brereton tem a companhia de um jogador que já atuou na Inglaterra: o volante Gary Medel, que defendeu o Cardiff City entre 2013 e 2014.