Topo

Técnico da Bolívia critica Copa América e defende Moreno: "peço diplomacia"

Marcelo Moreno testou positivo para covid-19, desabafou, e agora sofre processo disciplinar da Conmebol - AIZAR RALDES/AFP
Marcelo Moreno testou positivo para covid-19, desabafou, e agora sofre processo disciplinar da Conmebol Imagem: AIZAR RALDES/AFP

Bruno Braz

Do UOL, em Cuiabá

17/06/2021 21h35

A coletiva de imprensa virtual da Bolívia, promovida pela Conmebol hoje (17), já havia tido a sinalização de encerramento quando o técnico Cesar Farías pediu a palavra. O treinador fez questão de sair em defesa do atacante Marcelo Moreno, que contraiu a Covid-19, fez um desabafo em suas redes sociais e acabou sofrendo um processo disciplinar da entidade sul-americana.

Farías enalteceu as qualidades de Moreno como pessoa e jogador e pediu que as autoridades reflitam sobre o momento que o mundo atravessa por conta da pandemia do coronavírus.

"Me permitam porque quero tocar em um tema, que é sobre Marcelo Martins. Ele não é só o capitão da seleção como também um jogador muito querido no plantel por sua qualidade humana. É mais que um capitão, é nossa bandeira futebolística atualmente e tem passado dias difíceis como passaria qualquer ser humano que se encontra em uma enfermidade", declarou o treinador, complementando com uma leve "alfinetada":

"Se for interpretar uma palavra de uma maneira ou outra, tem que ver o entorno do jogador e o que é realidade. A realidade é que ele quer vestir a camisa do seu país, tinha o sonho de disputar a Copa América, vem de um grande momento, é o goleador atual das Eliminatórias [Sul-Americanas à Copa 2022]. Tem que ter a sensibilidade de analisar o momento e não ver quem é o mais poderoso ou quem tem a razão".

Cesar Farías citou a recolocação da Copa América para o Brasil feita as pressas após o cancelamento de Argentina e Colômbia como sedes.

"Também temos que entender que, pela razão que sabemos, foi uma Copa que se armou em dez dias. Havia um plano para outro lugar há mais de dois anos. Tudo isso tem que entrar na cabeça", disse, para depois finalizar:

"Peço para todas as autoridades que a diplomacia deve prevalecer nesses aspectos".

Conmebol avalia que Moreno faltou com respeito

Para a Conmebol, o jogador do Cruzeiro cometeu uma infração ao regulamento do torneio. Tal infração está abordada no tópico 'faltar com respeito e agir de maneira ofensiva', além de 'realizar manifestações difamatórias'.

Marcelo Moreno poderá apresentar a sua defesa até a próxima quinta-feira. Caso seja enquadrado no Artigo 7 do Código Disciplinar do torneio, o atleta pode ser advertido, receber um aviso e ser multado. Outras sanções mais graves previstas no artigo são: 'devolução de prêmios' e 'retirada do título'.

O atacante está em isolamento num hotel em Goiânia, onde a Bolívia foi derrotada por 3 a 1 para o Paraguai na estreia na Copa América. Amanhã (18), a seleção boliviana entra em campo novamente, mas em Cuiabá (MT), na Arena Pantanal, para enfrentar o Chile, pela segunda rodada da competição.

Hoje (17) mais dois jogadores bolivianos foram confirmados com testagens positivas: Oscar Ribera e Jaume Cuellar.