Topo

Scarpa coleciona recordes em 2021, se firma e vira peça-chave no Palmeiras

Gustavo Scarpa tenta drible em cima de Chico, do Juventude, em jogo do Palmeiras  - Pedro H. Tesch/AGIF
Gustavo Scarpa tenta drible em cima de Chico, do Juventude, em jogo do Palmeiras Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

17/06/2021 04h00

Na vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Juventude, na quarta-feira (16), Gustavo Scarpa teve participação decisiva nos três gols: bateu o escanteio do gol contra de William Matheus, que abriu o placar. Cruzou para Deyverson ampliar de cabeça. E tocou para Breno Lopes fazer o terceiro, um golaço, com chute de primeira da entrada da área.

Com os dois passes para gol no Sul, o camisa 14 chegou a 11 assistências em 25 jogos na temporada. Tem assim nove a mais que os oitos jogadores segundos colocados empatados no quesito, com duas. Com os quatro gols que marcou, soma 15 participações em gol na temporada e também lidera a estatística

Jogador com mais participações em jogos no ano, com 39 —somadas as partidas da temporada 2020—, Scarpa torna-se uma opção cada vez mais sólida na parte criativa do meio-campo. Na avaliação do site Sofascore, contra o Juventude, o meia foi o melhor em campo com uma nota 8.4. Teve 85% de acerto nos passes, 86% em lançamentos, e dois desarmes.

Scarpa cresce em sua posição de origem

Por contingência, escalado inicialmente como ala esquerdo na chegada do técnico Abel Ferreira, Scarpa fez, em Caxias do Sul, sua quinta partida como titular na posição em que mais gosta de atuar, como meia. O jogador tem sido favorecido pela nova formação tentada pelo técnico, em que joga à frente dos volantes, na criação, fazendo par com Raphael Veiga. E tem correspondido.

Na disputa interna com Veiga, colega de posição, Scarpa aparece como sombra e sério postulante a ficar no time, caso Abel retorne à formação com um só meia de criação.

Com características únicas, Scarpa aparece bem chutando ou passando

Na vexatória eliminação diante do CRB na Copa do Brasil, Scarpa não deu assistências, já que o jogo acabou 1 a 0 para a equipe alagoana. Em compensação, bateu nada menos que 12 vezes a gol. Na atual temporada, ele já marcou quatro vezes.

Contra o Juventude, em que brilhou ajudando companheiros a marcar, porém, o meia não tentou nem uma vez acertar a meta.

Scarpa também oferece a Abel algo diferente em relação aos outros meias do time, que é a jogada de bola parada, cruzando ou batendo a gol. Foi dele o último gol de falta do Palmeiras, contra o Defensa y Justicia, pela Recopa Sul-Americana, em 7 de abril, por exemplo.

O gol de falta imediatamente anterior a esse também fora de Scarpa: contra o Fortaleza, em 14 de fevereiro, na vitória por 3 a 0.

Scarpa tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2022 e, dentro do atual grupo, é também o recordista geral de assistências, com 28, com duas a mais que Willian.