Topo

Última seleção a chegar ao Brasil, Uruguai encara momento grave na pandemia

Suarez durante a partida entre Uruguai e Venezuela pelas Eliminatórias da Copa 2022 - MATIAS DELACROIX/AFP
Suarez durante a partida entre Uruguai e Venezuela pelas Eliminatórias da Copa 2022 Imagem: MATIAS DELACROIX/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

16/06/2021 19h34

O Uruguai foi a última seleção a desembarcar no Brasil para Copa América. Hoje (16), no início da noite, a Celeste chegou a Brasília, onde joga na sexta-feira (18) contra a Argentina em sua estreia na competição. Enquanto isso, o país vive um momento grave na pandemia.

Ainda que tenha cerca de 60% da população com ao menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus já recebida, o Uruguai vê crescer radicalmente o número de mortes. O índice de mortes em proporção à população é muito alto. São 16 óbitos por dia a cada 1 milhão de uruguaios.

No Brasil, por exemplo, são nove mortes diárias a cada milhão de habitantes. Na Argentina são 13,3, no Chile 5,8. O índice mundial é 1,2, segundo dados do Our World in Data e da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Luis Suárez, um dos principais jogadores da Celeste, se manifestou anteriormente contrário aos jogos. Em entrevista coletiva concedida ontem, manteve o mesmo tom, mas citou que o Brasil está com competições em andamento e tem segurança para receber os jogos.

"Sou uma pessoa consciente e os jogadores de futebol não são consultados na hora de tomar decisões. Somos os protagonistas dos torneios e temos que cumprir nosso dever com a seleção. Nunca diria que não (para seleção). Já falei com outros colegas, de outras seleções, que não estão de acordo em jogar a Copa América pela pandemia mundial que vivemos. Mas também somos conscientes que no Brasil se jogam todos os torneios locais, Copa Libertadores, Sul-Americana, Eliminatórias, e que há segurança para jogar estes torneios", finalizou.

Com Suárez, Cavani, De Arrascaeta, Godín, Muslera, Giménez e todos seus principais jogadores, a equipe treinada por Óscar Tabárez passou rapidamente pelo corredor de entrada e está concentrada para o duelo que abre sua participação na competição.

Última das 10 seleções que disputam a Copa América a chegar ao Brasil, o Uruguai também é a última a estrear. Até agora, apenas a Celeste e o Peru não jogaram, mas os peruanos encaram o Brasil amanhã (17).

A véspera da partida será de treinamento para os uruguaios. A última atividade será realizada no Defelê, pela manhã. À tarde, ocorrerão entrevistas coletivas do treinador e de um atleta.