Topo

Palmeiras

Palmeiras bate o Juventude no Sul em boa partida de Deyverson e Scarpa

Diego Iwata Lima

De São Paulo

16/06/2021 23h27

O Palmeiras venceu o Juventude por 3 a 0, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (16), pelo Campeonato Brasileiro, com muito boa atuação de Deyverson. O atacante, surpresa de Abel Ferreira na escalação, barrou Luiz Adriano e foi o melhor nome do Palmeiras no jogo. William Matheus, ex-jogador do Verdão, fez o primeiro, contra. E Breno Lopes, ex-jogador do Juventude, fez o terceiro.

Mais perigoso do time na primeira etapa, o jogador recém-integrado fez o que se espera dele: dominou bolas lançadas, girou na área, incomodou a zaga adversária e brilhou no jogo aéreo. Foi assim que ele fez o segundo gol do Palmeiras no jogo, aos 17 do 2º tempo, após bom cruzamento de Scarpa.

Mas antes do gol, ele já participara da jogada que resultou no escanteio do 1 a 0 —anotado contra por William Matheus, aos 7min—, que fez o Juventude se abrir e dar campo ao Palmeiras.

Abel apostou em uma formação diferente e se deu bem. Em vez da mobilidade de Rony e Luiz Adriano, o português fixou Deyverson como centroavante. O jogador não era titular do Palmeiras desde novembro de 2019, quando entrou jogando contra o Bahia, na rodada 33 daquele campeonato. Saiu para a entrada de Borja no intervalo.

Com bom desempenho, agora em 2021, o velho novato ajudou o Palmeiras a conquistar sua segunda vitória no Brasileirão. O time tem agora sete pontos, dois a menos que o líder Fortaleza, que ainda joga na rodada. Já o Juventude, com dois pontos, segue sem vencer em seu retorno à Série A.

Primeiro tempo não serviu nem para espantar o frio da Serra Gaúcha

Como um todo, o jogo não empolgou muito, nos cerca de 4º C da região serrana do Rio Grande do Sul, em seu morno primeiro tempo. A movimentação do Palmeiras até funcionou em termos de posicionamento, mas tudo foi executado sem a intensidade necessária para levar muito perigo.

O Juventude, dentro de sua proposta, saiu para o ataque apenas "na boa", e só incomodou o goleiro Jaílson de verdade em jogadas de bola parada e seus rebotes.

Palmeiras abre logo o placar e muda panorama do jogo no 2º tempo

O Palmeiras conseguiu abrir o placar logo aos 7 da etapa complementar. Após boa tabela com Victor Luis pela esquerda, Deyverson, da linha de fundo, encontrou Zé Rafael. O chute prensado virou escanteio. Que Scarpa bateu na direção de Renan. Mas o palmeirense chegou atrasado, e quem fez o gol, contra, foi William Matheus.

Scarpa participa dos três gols

O meia bateu o escanteio do gol contra, cruzou para Deyverson ampliar e deu passe para Berno Lopes fazer o terceiro, um golaço, com chute de primeira da entrada da área.

Deyverson fez "jogadas de Deyverson" e levou perigo

Deyverson deu seu primeiro chute no gol aos 19 do 1º tempo. Em boa jogada pela esquerda, que começou com Renan, Victor Luis encontrou o centroavante na área. Deyverson dominou de costas, girou e bateu de esquerda para boa defesa de Carné. Um lance bem à sua característica.

Palmeiras muda por conta de lesão de Luan; Felipe Melo recua

O zagueiro sentiu lesão muscular na coxa direita aos 25 do do 1º tempo. Em seu lugar, Abel colocou Zé Rafael, recuando Felipe Melo para a zaga, onde o camisa 30 ocupou a posição central na saída para o jogo. Minutos depois de entrar, Felipe fez duas boas intervenções, com um desarme sobre Wescley na linha lateral e o bloqueio de um chute de Chico, na linha da pequena área.

Juventude balança a rede, mas juiz anula; lance foi normal

O Juventude, aos 30 do 2º tempo, de tanto pressionar o Palmeiras, conseguiu fazer seu gol. Matheus Peixoto subiu e venceu Jaílson. Mas o árbitro viu uma falta inexistente na defesa verde. Como ele apitou antes de o lance ser concluído, o VAR nem pode ajudar a equipe gaúcha.

Jaílson faz excelente defesa e salva o Verdão

A cobrança de falta da direita do ataque veio venenosa, e Forster cabeceou à queima-roupa. Jaílson saltou e fez uma defesa muito difícil, garantindo o zero no placar para o Palestra, aos 36 do 2º tempo.

Palmeiras x Juventude

Campeonato Brasileiro- 1º Turno

Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, RS

Horário: 21h30 (Brasília)

Árbitro: Marielson Alves Silva - BA

Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira, ambos também da Bahia

VAR: Rodrigo D'alonso Ferreira (SC), Alex dos Santos (SC) e Sergio Cristiano Nascimento (RJ)

Gols: William Matheus (contra), Deyverson e Breno LOpes.

Juventude: Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson (William Matheus); Elton, Guilherme Castilho e Chico (Paulinho Boia); Capixaba (Fernando Pacheco), Wescley e Marcos Vinicios (Matheus Peixoto). Técnico: Marquinhos Santos

Palmeiras: Jaílson, Marcos Rocha, Luan (Zé Rafael), Renan e Victor Luis; Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Gabriel Menino (Mayke), Willian (Breno Lopes) e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira

Palmeiras