Topo

Atlético-MG

Galo encara o Inter no Beira-Rio, em duelo que completará 65 anos em julho

O primeiro confronto entre Internaiconal x Atlético-MG aconteceu em 29 de julho de 1956, em partida amistosa no Sul - Fernando Alves/AGIF
O primeiro confronto entre Internaiconal x Atlético-MG aconteceu em 29 de julho de 1956, em partida amistosa no Sul Imagem: Fernando Alves/AGIF

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

16/06/2021 04h00

Embalado no Campeonato Brasileiro e vindo de duas vitórias consecutivas, o Atlético-MG volta a campo a partir das 19h (horário de Brasília) e encara o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Velho conhecido dos mineiros, o Colorado leva vantagem no retrospecto histórico do confronto que, no mês que vem, completará 65 anos.

Desde a primeira vez que as duas equipes se enfrentaram, em 29 de julho de 1956, num amistoso realizado no estádio Eucaliptos —propriedade do Internacional até 2010—, mineiros e gaúchos já duelaram em 90 oportunidades. Foram 38 vitórias da equipe do Sul, 24 empates e outros 28 triunfos dos alvinegros. O Inter marcou 125 gols e o Galo outros 110.

Curiosamente, o placar de 2 a 2 da estreia se repetiu na última partida, realizada em 6 de dezembro, no Beira-Rio, palco do confronto desta noite. Na ocasião, o jogo foi válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2020, os donos da casa ficaram com o vice-campeonato e os visitantes na terceira colocação.

Se consideradas apenas as partidas válidas pelo Brasileirão, foram, ao todo, 70. O Atlético-MG saiu vitorioso em 21 delas, outras 19 terminaram empatadas e o Internacional venceu 30. Em Porto Alegre, foram 45 jogos; o Galo venceu 8, 12 terminaram em empate e o Colorado conquistou 26 triunfos.

Desfalques

Para encarar o time comandado de forma interina por Osmar Loss, que substituiu o demitido Miguel Ángel Ramírez, o Atlético-MG terá importantes desfalques, sendo o zagueiro Igor Rabello, diagnosticado com covid-19, o mais recente. Além dele, Alonso, Vargas, Savarino e Franco defendem as respectivas seleções na Copa América.

Por outro lado, o técnico Cuca poderá contar com o retorno do volante Tchê Tchê, que por força de contrato não pôde atuar contra o São Paulo no último domingo (13), quando o Galo venceu por 1 a 0, no Mineirão.

Ficha Técnica:
Internacional x Atlético-MG

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 16 de junho de 2021 (quarta-feira)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Horário: 19h (horário de Brasília)
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Daniel Luis Marques e Daniel Paulo Ziolli; todos paulistas
VAR: Héber Roberto Lopes (SC).

Internacional: Daniel; Heitor, Pedro Henrique (Zé Gabriel), Víctor Cuesta e Moisés; Johnny, Taison, Edenílson e Patrick; Thiago Galhardo e Yuri Alberto. Técnico: Osmar Loss

Atlético-MG: Everson, Guga, Gabriel, Réver, Arana; Allan, Tchê Tchê, Nacho, Hyoran, Keno e Hulk. Técnico: Cuca

Transmissão: Premiere, SporTV. O Placar UOL também acompanhará o confronto em tempo real.

Atlético-MG