Topo

Corinthians

Corinthians revê Bragantino com mesmo sistema que estreou na temporada 2021

Cantillo em jogada contra o Red Bull Bragantino  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Cantillo em jogada contra o Red Bull Bragantino Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

16/06/2021 04h00

O Corinthians do técnico Sylvinho encara hoje (16), às 20h30 (horário de Brasília), o Red Bull Bragantino em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe do interior paulista foi o primeiro desafio do Timão na temporada 2021, no dia 28 de fevereiro. De lá para cá, o Alvinegro testou alguns sistemas e variações táticas, mas reencontra o adversário com a mesma estrutura de 108 dias atrás, embora com um novo comandante..

Contratado pelo Corinthians no dia 23 de maio, Sylvinho ainda está conhecendo as peças do elenco e fazendo um ou outro teste na equipe titular. Embora tente evitar rótulos em suas respostas aos jornalistas durante as coletivas de imprensa, o treinador do Timão tem focado em montar uma solidez para o sistema defensivo. No aspecto criativo de seu time, a aposta está em uma formação com três volantes, priorizando a característica de passe longo do colombiano Cantillo.

Nas três vezes em que usou a formação, Sylvinho não perdeu. Empatou com o Atlético-GO na partida que determinou a queda do Corinthians da Copa do Brasil, ficou em igualdade com o Palmeiras, no Allianz Parque, e derrotou o América-MG, em Belo Horizonte. A formação é praticamente a mesma que seu antecessor, Vagner Mancini, iniciou a temporada.

Em fevereiro deste ano, no jogo de estreia do Campeonato Paulista, o Corinthians visitou o Red Bull Bragantino com um meio de campo composto por Gabriel, Cantillo e Ramiro. O jovem Rodrigo Varanda, hoje sem espaço no elenco profissional, foi a aposta pelo lado direito do ataque, enquanto Léo Natel foi a escolha para ser a referência no ataque — posição hoje ocupada por Luan, o 'falso 9' do Timão.

O jogo terminou empatado sem gols. Dali em diante, Mancini rodou o elenco e mudou a estrutura tática da equipe em algumas oportunidades. Primeiro tentou jogar com um centroavante fixo na área adversária (Jô ou Cauê) e depois apostou em um esquema com três zagueiros. As quedas na Copa Sul-Americana e no Paulistão pesaram e o treinador foi substituído.

Hoje, ainda no início do Campeonato Brasileiro, Sylvinho tenta conquistar sua primeira vitória na Neo Química Arena. Até aqui, em dois jogos em Itaquera, duas derrotas — ambas para o Atlético-GO. O treinador tenta montar uma equipe competitiva, com entrega na marcação e com profundidade nas jogadas de ataque pela beirada do campo.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Corinthians, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.

Corinthians