Topo

Botafogo

Chamusca projeta sequência com 2 jogos por semana: 'Todo jogo é pra ganhar'

Chay, do Botafogo, celebra gol contra o Remo, em duelo pela Série B do Brasileiro - Vitor Silva / Botafogo
Chay, do Botafogo, celebra gol contra o Remo, em duelo pela Série B do Brasileiro Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2021 04h00

Após a vitória de ontem (13) sobre o Remo pela Série B do Brasileirão, Marcelo Chamusca, técnico do Botafogo, avaliou a sequência que, a partir de agora, terá dois jogos por semana na competição. Segundo o treinador, a postura não pode mudar entre partidas dentro ou fora de casa.

"Temos como característica dos trabalhos não diferenciar: todo jogo é jogo pra ganhar", afirmou Chamusca durante a coletiva de imprensa depois do jogo deste domingo (13).

Para enfrentar essa sequência, o técnico destacou a estrutura do Botafogo, entre departamento médico, de fisiologia, análise de desempenho e nutrição, para manter o elenco fisicamente pronto para enfrentar os jogos e preparar os recém-chegados para que assimilem a forma de jogo da equipe para aproveitá-los da melhor maneira possível.

"Vamos conversando com todos os departamentos, buscar as informações a cada jogo para manter o máximo da base do time. Treinamos um modelo de jogo com todos os atletas. É importante que os jogadores estejam com o máximo de assimilação possível porque vamos precisar: a competição fadiga, desgaste físico e mental, com jogos muito equilibrados", disse o treinador.

A proposta, segundo Chamusca, é manter um time base com o padrão de jogo e, pouco a pouco, inserir os atletas que chegaram recentemente. "Para quando precisarmos, trocar os atletas de forma consistente, fazer bons jogos e tentarmos seguir no topo da tabela", concluiu.

Perguntado sobre quais equipes ela considera como candidatas ao G4, o treinador disse que é muito cedo para fazer essa avaliação.

"Muitos times vão brigar pelas 4 primeiras posições. É uma competição muito longa e é prematuro citar clubes em qualquer possibilidade no campeonato. Na Série B tem que esquecer todo o tipo de favoritismo que se possa ter, porque os jogos são nivelados", afirmou.

O Botafogo terminou a rodada na 3ª posição da Série B, com sete pontos, e voltará a campo na próxima quinta-feira (17), quando visita o Londrina-PR, no Estádio do Café, pela quarta rodada do campeonato.

Durante a coletiva de ontem, Marcelo Chamusca afirmou que a equipe tem mostrado crescimento no início da Série B, sobretudo na defesa, e que considera que não haja carências de atletas de qualquer posição do elenco.

"Estamos melhorando a cada jogo. Contra o Vila Nova merecemos um resultado melhor, pela forma como jogamos. E nos outros dois jogos, contra o Coritiba e o Remo, o time cresceu e teve consistência", comentou Chamusca.

Segundo o técnico, o mais importante neste momento é garantir a adaptação dos jogadores contratados recentemente, e só depois disso pensar em novos reforços.

Botafogo