Topo

Venezuela pode ter titulares que chegaram ontem em jogo contra o Brasil

Francisco La Mantía, jogador da seleção da Venezuela, chegou ontem ao Brasil e já deve ser titular - Divulgação/La Guaira
Francisco La Mantía, jogador da seleção da Venezuela, chegou ontem ao Brasil e já deve ser titular Imagem: Divulgação/La Guaira

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

13/06/2021 12h08

Sem oficializar os jogadores que testaram positivo para covid-19, a Venezuela garante que terá um time totalmente inédito contra o Brasil, hoje (13), na abertura da Copa América. A defesa, que segundo a imprensa venezuelana é o setor mais afetado pelo surto da doença, pode contar com um titular que chegou ontem ao Brasil e sequer treinou na equipe.

Foram 13 casos oficializados até agora entre jogadores e membros da comissão técnica. Ontem, o técnico José Peseiro afirmou que ainda aguardava o resultado de um teste e o número poderia subir para 14 baixas.

Por isso, um grupo de 15 atletas foi chamado às pressas para compor a delegação na competição. O número também contempla a possibilidade de surgirem outros casos pelo caminho.

Sem muitas opções na zaga, Peseiro poderá ser obrigado a escalar ao menos um jogador que nunca treinou com a seleção neste ciclo. A possível falta de entrosamento deve ser amenizada com a dupla Martínez e La Mantía, ambos do La Guaira. O último chegou ontem ao Brasil.

A dupla de zaga é conhecida dos brasileiros, pois o La Guaira caiu no grupo do Atlético-MG na Libertadores. Os venezuelanos ficaram em último na chave, com apenas três pontos. A defesa sofreu nove gols em seis jogos. Contra o Galo houve um empate em 1 a 1 na Venezuela, e vitória do time brasileiro por 4 a 0 em Belo Horizonte. Martínez e La Mantía atuaram juntos nas duas partidas. O primeiro foi o autor do gol do La Guaira no empate em 1 a 1.

"Ficamos isolados esperando os testes. Amanhã (hoje) jogaremos com 11 que nunca jogaram juntos e nem mesmo treinaram juntos. Isso é maior do que pensar no que fizemos nos últimos jogos", contou Peseiro.

A convocação emergencial da Venezuela uniu ao elenco três goleiros, considerando que por treinarem sempre juntos, realizando atividades de muito contato, o vírus possa se espalhar entre os atletas da posição.

Ainda entre os atletas que chegaram ontem, Eduardo Ferreira, Leonardo Flores e Jan Hurtado, que atua no Red Bull Bragantino, têm chance de começar a partida.

Brasil e Venezuela jogam às 18h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha.