Topo

Eurocopa - 2021

Torcedores da Inglaterra vaiam protesto antirracista na Eurocopa

Eurocopa: Jogadores da Inglaterra se ajoelham em protesto contra o racismo  -  Pool via REUTERS
Eurocopa: Jogadores da Inglaterra se ajoelham em protesto contra o racismo Imagem: Pool via REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/06/2021 12h04

A partida entre Inglaterra e Croácia ficou marcada não só pela primeira vitória dos ingleses na estreia da Eurocopa. Antes do apito inicial, os jogadores comandados por Gareth Southgate ajoelharam em protesto contra o racismo, o que não agradou os torcedores presentes no estádio de Wembley.

Além das vaias contra a atitude tomada pelos atletas, outro fator que chamou atenção foi a postura dos profissionais da Croácia, que não aderiram ao protesto e seguiram em pé durante no instante dedicado ao ato.

Horas antes da partida, cientes do possível descontentamento, a Federação Inglesa de Futebol emitiu um comunicado oficial pedindo respeito por parte da torcida no momento em que o protesto fosse realizado.

No texto, os jogadores pedem que os torcedores reflitam sobre a mensagem que eles transmitem quando optam por tomar esse tipo de atitude.

Esta não é a primeira vez que os torcedores ingleses demonstram este comportamento. No amistoso contra a Romênia, o treinador Southgate lamentou o ocorrido e afirmou que seguiriam com os protestos.

"Nós já esperávamos essa reação da torcida, mas vamos continuar protestando, não importa o que aconteça. Estamos comprometidos com isso", disse ele na ocasião.