Topo

Tite usa Copa América para testes e promove disputas internas na seleção

Tite orienta jogadores em vestiário antes de jogo da seleção brasileira contra o Paraguai - Lucas Figueiredo/CBF
Tite orienta jogadores em vestiário antes de jogo da seleção brasileira contra o Paraguai Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, em Brasília

13/06/2021 04h00

Tite quer ser bicampeão consecutivo da Copa América, mas vai usar edição deste ano para rodar o elenco. O treinador disse ontem (12) que a seleção brasileira sabe da responsabilidade do favoritismo por atuar em casa de novo, mas que uma competição como essa permite mais testes do que as Eliminatórias, em que o time precisa vencer para se classificar para o Qatar 2022 e não pode dar chance para o perigo.

O primeiro teste dessa sequência de laboratório é hoje (13), às 18h, em Brasília, contra a Venezuela, e terá a seguinte formação: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Richarlison e Gabriel Jesus.

Contra Equador e Paraguai, o técnico já deu mostras de algumas opções que tem com os atletas convocados. Agora, para a estreia, o comandante promoverá mais mudanças que já sinalizam algumas das brigas internas por uma posição não só entre os titulares, mas também no grupo que segue o ciclo para a Copa do Mundo.

Renan Lodi x Alex Sandro

Depois de ser titular nas duas partidas das Eliminatórias, Alex Sandro vai assistir do banco de reservas Renan Lodi retomar seu espaço no time. Destaque no novo sistema de jogo de Tite antes de a pandemia paralisar o futebol, o lateral do Atlético de Madri se destacou jogando quase como um atacante no esquema tático 2-4-5, mas normalmente tem menos poder defensivo em relação a seu concorrente.

Não modifica colocar cinco jogadores na saída, pode ser o Lodi de lateral na amplitude, pode ser o Alex Sandro. Quem é mais ofensivo? O Lodi. Mas quem tem primeiro terço é o Alex Sandro, que te dá a possibilidade de o meio-campista jogar mais à frente e ele ser o quinto homem, aí tu tem jogadores de lado, com dois meias e um atacante e também com cinco na fase ofensiva. A estrutura e ideia permanecem a mesma de equilíbrio."

Lucas Paquetá durante treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Paquetá foi recuado e evoluiu sem a responsabilidade de ser o meia de criação
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Quem segue o capitão?

É fato que Casemiro é titular absoluto do time. Mais do que isso, agora ele também será o dono da faixa de capitão na estreia. A dúvida fica por conta de quem vai fazer companhia a ele no setor que tem responsabilidades de marcação, mas também colabora bastante com a saída de bola. No jogo de hoje, Fred e Lucas Paquetá receberão as chances, mas o setor ainda tem Douglas Luiz como concorrente.

O atleta do Aston Villa encanta a comissão e, mesmo estando suspenso pelo cartão amarelo da partida contra o Equador, ele foi convocado para treinar com o grupo e ter chance diante do Paraguai. Sua saída de bola já chamou atenção até de Pep Guardiola, técnico do Manchester City. Mais atrás na briga e também por concorrer diretamente com Casemiro, o elenco ainda tem Fabinho. Arthur, aparentemente, perdeu espaço.

"10 de ofício"?

Neymar é o dono da camisa de número 10 e, nas últimas partidas, também chegou a ser escalado para atuar como o armador do time, sempre livre para criar. Com a escalação divulgada para hoje, é provável que o atleta do PSG volte a ter a sua atuação mais concentrada pelos lados, mas com a tradicional liberdade concedida pela comissão para ir a outros setores se necessário. A atuação contra o Paraguai com ele nessa função recebeu diversos elogios da comissão, dando mais mobilidade também para quem atua à frente.

Uma outra opção para a criação é Everton Ribeiro. Em má fase no Flamengo, ele foi chamado porque Tite entende que ele apresentou uma retomada de seu melhor futebol, mas questões físicas o deixaram sem chances de atuar nas Eliminatórias. No fim, a boa apresentação do time sem ele acaba pressionando ainda mais o flamenguista.

Gabriel Jesus durante jogo da seleção brasileira contra o Equador - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

A briga mais difícil

O setor mais concorrido da seleção está à frente. Gabigol, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison brigam por um espaço. Dependendo da formação, três deles podem atuar de forma simultânea. Para hoje, o flamenguista e o atleta do Liverpool ficarão no banco. A ideia é que Jesus e Richarlison se movimentem bastante à frente, por vezes trocando de posição no campo e, se necessário, até mesmo cobrindo Neymar na hora da recomposição dependendo do momento da partida.

O setor ainda tem outras possibilidades como Everton Cebolinha, que foi um dos destaques da Copa América de 2019, e Vini Junior, que luta por um espaço depois de ter feito boas partidas na reta final da temporada pelo Real Madrid.

Eles querem um lugar ao sol

Por fim, se cumprir a ideia de rodar o grupo, Tite pode dar oportunidade a alguns nomes que já foram convocados, estão frequentemente no radar da seleção principal, mas sofrem mais para conseguir minutos em campo.

Felipe durante treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Felipe quer espaço na zaga
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Emerson já foi convocado cinco vezes, mas entrou em campo em dois jogos. Ele estaria na seleção olímpica, mas o corte de Daniel Alves fez com que ele fosse promovido ao time principal. Por enquanto, ele não conseguiu desbancar Danilo. Felipe vive situação semelhante, com 12 convocações e só dois jogos. Ele não estaria nesta lista se não fosse a lesão de Lucas Veríssimo.

Por fim, Vini Júnior também tenta vencer primeiro uma disputa com Everton Cebolinha e, em seguida, mostrar a Tite que ele já evoluiu taticamente e merece continuar na lista do time principal. Destaque na reta final do Real, ele já foi chamado outras vezes, mas ainda mostrou deficiências que fizeram a comissão, por vezes, preferir a convocação de Rodrygo.

No gol, Weverton, do Palmeiras, espera uma chance. Considerado por muitos o melhor do país, ele precisa desbancar dois gigantes da Europa que também travam um duelo particular pela preferência do preparador e tetracampeão, Cláudio Taffarel: Alisson e Ederson.

FICHA TÉCNICA
BRASIL x VENEZUELA

Competição: Copa América (1ª rodada da fase de grupos)
Data/hora: 13 de junho de 2021 (domingo), às 18h
Árbitro: Esteban Otojich (Uruguai)
Assistentes: Carlos Barreiro e Martin Soppi (ambos do Uruguai)
Quarto árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
VAR: Julio Bascuñan (Chile)

BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus, Richarlison e Neymar. Técnico: Tite.

VENEZUELA: Graterol; Alexander Gonzalez, Ferraresi, Adrian Martinez, Luis Mago e Yohan Cumana; Casseres, Moreno, Savarino e Celis; Aristeguieta. Técnico: José Peseiro.