Topo

Fortaleza vence Sport por 1 a 0 e mantém liderança do Brasileirão

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/06/2021 22h29

O Fortaleza venceu o Sport por 1 a 0 na noite de hoje (13) na Arena Castelão, no Ceará, em partida válida pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Wellington Paulista em cobrança de pênalti aos 33 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Sport segue sem vencer na competição e soma apenas um ponto somado, enquanto o Fortaleza chega ao terceiro triunfo consecutivo e permanece na liderança do Campeonato Brasileiro, com 9 pontos.

Leão do Pici mais incisivo

O jogo foi de mais volume por parte do Fortaleza, que já nos primeiros minutos conseguiu mostrar que iria explorar bem as falhas que o Sport cometesse. Mesmo sem Welington Paulista, Matheus Vargas e Lucas durante o primeiro tempo, Vovjoda conseguiu apresentar o time dinâmico e incisivo que entrou em campo nas últimas duas rodadas e na Copa do Brasil.

Leão da Ilha sem armar jogadas

O Sport, embora pressionado durante o primeiro tempo conseguiu se aproximar das finalizações do adversário, contabilizando 3, contra 4 do Fortaleza. O time de Umberto Louzer insistiu, mas foi pouco agressivo. Em compensação, manteve uma marcação alta e conseguiu evitar as investidas do Fortaleza. Bom para Mailson, que pouco trabalhou durante o primeiro tempo.

Sport começa recuado e Fortaleza buscando brechas

A marcação do Sport se mostrou muito bem encaixada mesmo durante os primeiros minutos da partida e com uma variação de jogo apresentada pelo Fortaleza, que tentava encontrar brechas e chegar na área por todos os lados. O Leão do Pici, inclusive, foi o primeiro a atacar, com menos de um minuto. Na jogada, Robson tentou passe para Pikachu, na área, mas Sander fez o corte.

Pernambucanos atacam e cearenses respondem

Aos 18 minutos André recuperou a bola no meio-campo e tocou para Paulinho Moccelin receber no ataque. O atacante avançou e bateu para o gol, mas mandou à esquerda da meta. Um minuto depois, o Fortaleza respondeu com David, que ganhou da marcação e mandou para Carlinhos. O lateral entrou na área e bateu fraco para o gol para Maílson defender sem dificuldade.

Tinga desperdiça chance clara de gol

A primeira e última chance clara de gol durante o primeiro tempo saiu apenas aos 48 minutos, para o Fortaleza. Carlinhos cruzou da esquerda, Pikachu ajeitou de peito e Tinga apareceu livre na segunda trave para bater, mas a bola foi para fora.

Segundo tempo vira reflexo do primeiro

A segunda etapa da partida foi semelhante ao primeiro tempo. Enquanto o Fortaleza mostrava mais intensidade nas jogadas de ataque, dessa vez apostando mais em bolas aéreas, o Sport tentava responder através de contra-ataques, mas sem sucesso nas investidas. A falta de efetividade nas jogadas de ambas as equipes motivou seis substituições nas equipes aos 20 minutos.

Maxwell expulso com três minutos em campo

Três minutos após entrar no lugar de Hayner, o zagueiro Maxwell foi expulso pelo árbitro Braulio da Silva depois de disputar bola com Matheus Vargas e cometer uma falta dura.

Maidana joga vôlei e Fortaleza abre o placar

Aproveitando a desvantagem numérica do Sport, o Fortaleza pressionou e conseguiu abrir o placar com pênalti marcado após Carlinhos lançar na área e Maidana desviar a redonda usando a mão. Wellington Paulista foi escolhido para bater e mandou no canto do gol, Mailson se jogou, mas não alcançou.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 1 X 0 SPORT

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e horário: 13 de junho de 2021, às 20h30h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: José Henrique de Carvalho
Gol: Wellington Paulista, aos 33/2ºT (1-0)
Cartão amarelo: Paulinho Moccelin (SPO), Ricardinho (SPO), Titi (FOR), Carlinhos (FOR), David (FOR)
Cartão vermelho: Maxwell (SPO)

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Carlinhos (Bruno Melo), Robson (Wellington Paulista), Luiz Henrique (Matheus Vargas), Ederson, Felipe, Lucas Crispim, David (Romarinho) e Titi. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Sport: Mailson; Hayner (Maxwell), Thyere (Iago Maidana), Sabino, Sander; Marcão, Ricardinho, Gustavo (Thiago Lopes), Marquinhos (Patric), Paulinho Moccelin e André (Mikael). Técnico: Umberto Louzer.