Topo

Atlético-MG

Hulk, em boa fase, persegue artilharia geral entre atletas da Série A

Hulk fez gols em quase todos os clubes que jogou, e só não balançou as redes no Vitória - Pedro Souza/Atlético-MG
Hulk fez gols em quase todos os clubes que jogou, e só não balançou as redes no Vitória Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu*

Do UOL, em Belo Horizonte

12/06/2021 04h00

Contratação impactante do Atlético-MG em 2021, o atacante Hulk precisou superar uma enorme desconfiança logo que voltou ao futebol brasileiro, após décadas no exterior. Agora, o jogador vive o seu melhor momento com a camisa do Galo, é o artilheiro atleticano até aqui no ano, tendo já marcado 11 gols em 21 jogos.

Um dos artilheiros da Copa Libertadores com seis gols — ao lado de Borja, do Junior Barranquilla — Hulk marcou dez vezes nos últimos 12 jogos, o que mostra o quanto melhorou o poder de fogo do camisa 7 alvinegro. Muito também pela nova função que o atacante exerce em campo, por determinação do técnico Cuca, já que agora atua mais centralizado, de frente e mais perto do gol, como um centroavante.

"Partiu realmente do Cuca [ideia de jogar mais perto do gol]. Ele me chamou e disse que precisaria de mim assim para aproveitar o que eu tinha de melhor. Está acontecendo coisas boas. Muitos acham que eu briguei com o Cuca, que isso ou aquilo, mas não. Tenho muito respeito por ele, estou acompanhando que ele é uma pessoa do bem, veio para ajudar. Estou muito feliz com o meu posicionamento, o Atlético-MG tem muitos jogadores de qualidade e isso ajuda", explicou em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Em números gerais, Hulk só marcou menos gols que quatro jogadores da Série A do Brasileiro e integra o top 5 da artilharia no Brasil. Apenas o flamenguista Gabigol [15 gols], Perotti, da Chapecoense [15 gols], Diego Souza, do Grêmio [13 gols], e Gilberto, do Bahia [13 gols], estão à frente na contagem de bolas na rede em 2021.

"A gente procura estar sempre bem no clube, no dia a dia, para que possamos atingir os melhores números. Quando você está bem no clube abrem as oportunidades. Meu foco total é no Atlético-MG, fazer jogos, fazer gols e ajudar o Atletico-MG", disse.

A fase de Hulk é tão boa, que em menos de quatro meses o jogador já igualou o número de gols do artilheiro do Galo na temporada passada. Keno foi o goleador atleticano em 2020 e já vê Hulk, ainda com meio ano de competições, igualar sua marca passada.

"O Atlético-MG tem grandes profissionais, pessoas do bem. Fui muito bem recebido. Estou muito feliz e espero ganhar muitos títulos com a camisa do Atlético-MG"

Um terço dos gols

Importante para o sistema ofensivo atleticano, Hulk, além dos 11 gols marcados, distribuiu quatro assistências para seus companheiros balançarem as redes. Com isso, participou de 15 gols do Galo até aqui na temporada. E isso representa participação efetiva em praticamente um terço dos gols atleticanos no ano.

"A cobrança é grande. A expectativa é também muito grande. A gente sabe que hoje o Atlético-MG tem todos os holofotes virados para nós. Mas, há muitos clubes com qualidade, temos humildade de reconhecer isso. Todas as competições que participarmos não serão fáceis para ganhar, Copa do Brasil, Libertadores, Campeonato Brasileiro não será nada fácil. A gente sabe que tem qualidade para disputar. Como favoritos, temos que assumir esse favoritismo, mas sempre respeitando os adversários", frisou Hulk.

Os goleadores que atuam na Série A em 2021

Gabigol - Flamengo - 15 gols
Perotti - Chapecoense - 15 gols
Diego Souza - Grêmio - 13 gols
Gilberto - Bahia - 13 gols]
Fred - Fluminense - 11 gols
Hulk - Atlético-MG - 11 gols
Thiago Galhardo - Inter - 10 gols
Pablo - São Paulo - 9 gols
Rony - Palmeiras - 8 gols
Zé Roberto - Atlético-GO - 9 gols
Rodolfo - América-MG - 7 gols
Ytalo - RB Bragantino - 7 gols
Elton - Cuiabá - 7 gols
Wellington Paulista - Fortaleza - 7gols
David - Fortaleza - 7 gols
Mikael - Sport - 7 gols
Kaio Jorge - Santos - 6 gols
Saulo Mineiro - Ceará - 6 gols
Matheus Peixoto - Juventude - 6 gols
Matheus Vital - Corinthians - 5 gols
Vitinho - 5 gols - Athletico-GO

*Colaboraram Marcelo De Vico, Yago Rudá, Marinho Saldanha, Bernardo Gentilli, Gabriela Brino, Diego Iwata, Léo Burlá e Henrique André.

Atlético-MG