Topo

Paes diz que Rio aceitou plano sanitário da Conmebol para Copa América

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que recebeu protocolo sanitário da Conmebol - Beth Santos/Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que recebeu protocolo sanitário da Conmebol Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Do UOL, em São Paulo

11/06/2021 15h18

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou hoje que a secretaria de Saúde aceitou os protocolos sanitários da Conmebol para a realização da Copa América na cidade. O torneio começa no próximo domingo (13), com a partida entre Brasil e Venezuela.

"Nós recebemos finalmente a comunicação oficial da Conmebol apresentando o plano sanitário deles para a realização dos jogos da Copa América. Todo esse plano sanitário respeita aquilo que é determinado pela Prefeitura do Rio, do que se pode fazer dentro do decreto. Ontem, o secretário Daniel Soranz me informou que eles estão seguindo os protocolos sanitários adequados para a realização desses jogos no Rio, tomando os cuidados necessários para que os jogos não sejam um problema para a cidade", disse Paes, em entrevista coletiva.

"A cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o decreto em vigor, permite a realização de jogos de futebol sem a presença de público, respeitando uma série de regras."

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, declarou que o protocolo da Copa América é "bem rígido".

"Desde o início, as regras para a Copa América já estavam bem claras. O decreto assinado pelo prefeito proíbe torcedores em estádios e traz outros protocolos sanitários para hotéis e para a circulação pela cidade. A Copa América apresentou o protocolo, bem rígido. Os protocolos estão de acordo com as regras do município. Não há nenhuma exceção para eles e não haverá. Esperamos que eles cumpram os protocolos que eles colocaram para eles mesmos", afirmou Soranz.

Hoje, a Prefeitura do Rio prorrogou as medidas de restrição para conter a covid-19 na cidade até o dia 28 de junho. Com isso, o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança segue suspenso. Também está proibida a realização de festas que precisem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares.