Topo

Corinthians

Sylvinho lamenta queda, não prevê reforços e pede trabalho no Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

10/06/2021 01h39

De cabeça cheia após a eliminação na Copa do Brasil para o Atlético-GO, o técnico Sylvinho demonstrou sua lamentação pela queda no torneio mata-mata, falou em fazer um Campeonato Brasileiro digno e voltou a frisar que não pretende contar com reforços para o elenco nos próximos meses. O comandante do Corinthians está alinhado com a política administrativa da atual diretoria e buscará soluções para a equipe no próprio elenco.

"Infelizmente teve uma terceira eliminação neste ano. Temos o Brasileirão, que recentemente começamos, é um campeonato duro e difícil. Temos que competir, sermos duros, firmes e dignos. Temos que buscar resultados melhores. Volto a dizer: é trabalho, é dedicação. Vamos continuar fazendo todos os dias. No Campeonato Brasileiro vamos lutar para fazer um campeonato digno de Corinthians", afirmou Sylvinho ao lembrar que o clube do Parque São Jorge tem apenas uma competição pela frente até o fim desta temporada.

Por conta da grave crise financeira enfrentada pelo Corinthians, o clube não fez nem uma contratação sequer para o elenco profissional nesta temporada e a aposta está nos garotos das categorias de base. Recém-chegado ao Alvinegro, com apenas quatro jogos no comando da equipe, Sylvinho foi questionado sobre as carências do grupo e foi categórico ao dizer que seu trabalho consiste em encontrar soluções para os problemas do time.

"Com relação a reforços, estamos alinhados com a diretoria. São quatro jogos, conheço bem o clube, isso ajuda e acelera processos. É uma aresta que é superior e vamos continuar a seguir trabalhando. Estou contente com a dedicação, entrega e raça desses jogadores, especialmente no dia de hoje, no jogo de hoje. Mas precisamos de algo mais. Por outro lado, temos que buscar meios, links, conexões e um time ideal. O Corinthians não tem, temos jogadores que vão revezando nas suas posições. Vamos buscar links para termos melhores resultados, melhores momentos em campo. É para isso que a gente trabalha", disse o treinador.

Ciente de que não deve contar com novos jogadores, Sylvinho volta aos trabalhos no CT Joaquim Grava na tarde desta quinta-feira (10). No sábado (12), o Corinthians tem o Dérbi, no Allianz Parque, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro e não terá tempo para lamentar a eliminação ainda na terceira fase da Copa do Brasil.

Veja outros trechos da entrevista coletiva do treinador:

Sobre ausência de um centroavante em boa fase

"Com relação à raça e dedicação, estamos em busca de uma construção do time, não é simples, nos faltou algo. Temos que trabalhar, mudar e buscar alternativas. Vamos continuar seguindo em busca dessa construção desse time, parte de finalização. Vamos trabalhar insistentemente para corrigirmos o que falta".

Sobre planejamento para o restante da temporada

"Infelizmente teve uma terceira eliminação neste ano. Temos o Brasileirão, que recentemente começamos, é um campeonato duro e difícil. Temos que competir, sermos duros, firmes e dignos. Temos que buscar resultados melhores. Volto a dizer: é trabalho, é dedicação. Vamos continuar fazendo todos os dias. No Campeonato Brasileiro vamos lutar para fazer um campeonato digno de Corinthians".

Sobre limitação do elenco

"Com relação a reforços, estamos alinhados com a diretoria. São quatro jogos, conheço bem o clube, isso ajuda e acelera processos. É uma aresta que é superior e vamos continuar a seguir trabalhando. Estou contente com a dedicação, entrega e raça desses jogadores, especialmente no dia de hoje, no jogo de hoje. Mas precisamos de algo mais. Por outro lado, temos que buscar meios, links, conexões e um time ideal. O Corinthians não tem, temos jogadores que vão revezando nas suas posições. Vamos buscar links para termos melhores resultados, melhores momentos em campo. É para isso que a gente trabalha".

Sobre jogadas de profundidade no ataque

"Já faz um período que o Corinthians tem buscado, isso está bem alinhado e será feito no seu determinado momento. Não há tempo e temos que buscar soluções. Meu trabalho é solucionar a parte defensiva, ver quais atletas se completam no meio de campo e dar uma cara para o ataque. Vamos trabalhar nesses conceitos e buscar essa construção ideal do time".

Sobre aspecto emocional

"Não nos interessava parar o tempo todo. No segundo tempo, o ritmo de jogo foi diferente. O adversário passou a cortar lances, é do jogo. Fui corrigir, não nos interessava, queríamos mais andamento e mais ritmo. O time respondeu positivamente, tivemos lances pontuais com o Roni e o Adson. Não foram muitas, é verdade, mas as poucas chances que tivemos poderiam nos colocar no jogo, mas isso infelizmente não ocorreu".

Sobre substituições

"O Vital é mais atacante e o Araos é mais meia. O Vital é o artilheiro do time, é um atleta que tínhamos, pela potência dele, como atacante. Poderíamos trocar pelo Araos e ser mais agudo por esse lado. As outras substituições vieram com outros links. O Jô, por exemplo, você perde mobilidade, mas ganha presença de área. Quando você fala dos três volantes, entendo que ali podemos ter mais consistência para chegar ao campo do adversário. O Gustavo teve muito 1 contra 1 e isso aconteceu muito por conta das inversões de jogo do Cantillo, ele é quase um meia por trás. Quando você não tem um meia na frente, você utiliza dessa forma. É um jogador de uma qualidade incrível. Temos meias mais abertos, essa é uma construção do jogo. O Cantillo fez um bom jogo e protegido pelo Gabriel e pelo Roni. Todas as substituições foram para potencializar o time".

Ainda sobre as substituições no segundo tempo

"A questão dos três volantes é uma consistência para termos mais presença no campo do adversário. Não temos um meia de ligação, de sustentação de bola. Os dois volantes que temos colocado, temos buscado uma boa conexão entre eles. É importante que haja equilíbrio. O Cantillo é um primeiro meio-campista, de passe, de inversão de jogo. É um atleta muito lúcido, muito técnico e que precisa estar em boas condições de jogo".

Sobre a reserva de Mateus Vital

"Isso me foi perguntado e expliquei que não foi um erro. Volto a dizer que nós temos atletas muito próximos. Vamos trabalhar para melhorar o time".

Sobre os preparativos para o Dérbi de sábado

"Jogo diferente. Eu conheço a casa e o jogo vai ser tratado dessa maneira. Vamos trabalhar com o pouco tempo que temos, tanto a recuperação tática e o empenho. É um jogo diferente, de grande nível. É um Corinthians x Palmeiras. A eliminação dói, faltou algo e em relação ao adversário não me diz respeito".

Sobre o posicionamento de Luan

"O Luan é um meia, que não é um meia de sustentação. Ele bem preservado pelos jogadores do meio de campo pode ser esse tipo de meia. É um jogador que não faz o lado de campo e pode ser usado como falso 9. Na medida em que os links melhorem e essa bola chegue em melhor condição, isso pode estar correto. O Luan não é um meia de jogar na frente dos volantes, é um jogador de flutuação".

Sobre a possibilidade de escalar Mosquito como um falso nove

"Ele já fez isso. Foi um jogo que precisamos fazer um ajuste. É um atleta que está em boa forma, vem fazendo a diferença para gente, vem jogando bastante, é o primeiro jogo que ele sai, saiu esgotado. Teve uma situação de gol hoje. Já fez isso e pode ter essa mobilidade, pode ter esse ajuste. Também sei que ele vem de uma base jogando no pé contrário. Temos que testar tudo e mudar tudo para que as coisas funcionem".

Ainda sobre reforços e conversa com diretoria

"Temos trabalhado isso todos os dias. A diretoria sabe, desde que me procurou, e conhece o elenco. Está alinhado sim, eles sabem onde nós podemos tocar em algumas ocasiões. Eles vão se manifestar quando tiverem que se manifestar. Eu estou trabalhando, feliz pela entrega deles, tem uma performance nesses quatro jogos que eu não gostei e eles (jogadores) sabem. É o segundo jogo sem tomar gol, é uma eliminação dura, mas é um processo de organização. Temos que salientar isso".

Corinthians