Topo

Eurocopa - 2021

Jogadores da Croácia não vão se ajoelhar em protesto contra racismo na Euro

Jogadores da Croácia não irão se ajoelhar antes de partidas da Eurocopa - Kenzo TRIBOUILLARD / AFP
Jogadores da Croácia não irão se ajoelhar antes de partidas da Eurocopa Imagem: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

Do UOL, em São Paulo

10/06/2021 15h20

Os jogadores da seleção croata não irão se ajoelhar, em gesto de protesto contra o racismo, antes das partidas da Eurocopa.

Em nota enviada ao site The Athletic, a Federação Croata de Futebol informou que "condena veementemente toda e qualquer forma de discriminação", mas afirmou que "acredita que os jogadores têm direito à sua própria opinião sobre esses temas, e que eles também têm o direito de escolher se desejam se envolver em alguma ação".

"A Federação Croata de Futebol não irá impor aos jogadores croatas a obrigação de se ajoelhar, visto que este gesto não guarda quaisquer laços simbólicos com a luta contra o racismo e a discriminação no contexto da cultura e tradição croatas", disse a entidade.

No amistoso contra a Bélgica, no último domingo, os atletas croatas permaneceram em pé enquanto os belgas se ajoelharam no início do jogo.

"Os jogadores da seleção croata decidiram em conjunto, antes do amistoso contra a Bélgica, que não se ajoelhariam e, respeitosamente, permaneceram em silêncio quando os atletas belgas se ajoelharam", afirmou a Federação Croata de Futebol.

A Croácia estreia na Eurocopa no próximo domingo (13), às 10h, contra a Inglaterra, no Estádio Wembley.