Topo

Corinthians

Posse de bola e organização: Danilo fala sobre nova função no Corinthians

Danilo durante amistoso do Corinthians com a Portuguesa  - Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians
Danilo durante amistoso do Corinthians com a Portuguesa Imagem: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/06/2021 13h28

Técnico da equipe sub-23 do Corinthians desde o primeiro trimestre desta temporada, o ex-meia Danilo foi apresentado hoje (9) — no dia que antecede a estreia da equipe de aspirantes no Campeonato Brasileiro da categoria. Campeão mundial com o Alvinegro, em 2012, o ex-meio-campista,e agora estreante na função de treinador, explicou sua preferência por um jogo de posse de bola e organização tática.

"Cada um tem um jeito de ver, eu joguei 20 anos como profissional e peguei muitos treinadores. Joguei do meio da frente e priorizo muito a posse da bola. Sem a bola gosto do perde-pressiona. A partir dessa organização tática, você erra menos. Nós do sub-23 estamos ligados ao profissional. Essa proximidade com eles (profissional) ajuda muito. Até para os jogadores da categoria é bom ter essa visão, precisam estar bem para esperar uma oportunidade lá em cima", afirmou Danilo, que vem trabalhando com o time sub-23 desde o início da temporada.

Além dos títulos com o Corinthians (Brasileiro, Paulista, Mundial, Libertadores e Recopa), Danilo também foi campeão com a camisa do São Paulo, do Goiás, e do Kashima Antlers, do Japão. Embora tenha trabalhado com técnicos vitoriosos, como Tite, Cuca e Muricy Ramalho, o comandante do sub-23 do Alvinegro não tem uma referência fixa na nova função.

"Peguei grandes treinadores, no futebol a gente vai evoluindo. É difícil falar, citar nomes, muitos treinadores me ajudaram bastante, desde a base. Muitas vezes com muita conversa, eu uso muito isso. Às vezes, uma simples conversa é melhor que um treinamento. As coisas que aprendi no decorrer da minha carreira vou tentar fazer agora. Peguei muita gente boa", afirmou.

Amanhã (10), às 15h (horário de Brasília), o Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes diante do Santos, no Parque São Jorge. O Timão está no Grupo A, formado por oito clubes — que se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros da chave avançam na competição.

Veja outros trechos da entrevista coletiva de Danilo:

Sobre início de trabalho

"É uma nova fase da minha vida, estou gostando bastante. Futebol é resultado, mas a expectativa é muito de estrear na competição e fazer um grande trabalho".

Sobre integração com o elenco profissional

"Isso é importante. O Sylvinho chegou agora, a nossa competição começa agora e ele vai poder acompanhar. Às vezes, um jogador ou outro pode ser uma opção lá em cima. Muitas vezes precisa de algum atleta lá e o sub-23 tem atletas que estão sendo preparados para o profissional. Quanto mais opções ele tiver, melhor".

Sobre filosofia para montar o elenco

"A gente chegou aqui com o elenco montado. Esse ano é um ano de transição, tem vários atletas aqui. O nosso objetivo é fazer um grande trabalho aqui, as contratações são pontuais. A diretoria e eu estamos aqui para colocar jogadores no profissional, o objetivo é esse".

Sobre relação com Sylvinho

"O Sylvinho é um grande treinador, ele conhece o Corinthians e isso vai ajudar bastante ele. Sabemos o tamanho da pressão que é, vai dar tudo certo, ele é um grande profissional".

Opinião sobre a realização da Copa América no Brasil

"É um momento complicado. A minha opinião é igual a da maioria que não deveria ter, mas não temos muita força, essas coisas vêm de cima e temos que acatar".

Sobre gestão com os garotos

"Nós ali temos esse papel. Fora de campo influi muito, ter humildade, respeitar o que o treinador decide. Cada um tem um estilo, por isso a conversa é fundamental. Os garotos mais novos precisam usar a inteligência e escutar a gente. Não só eu, tem o Alex também. Aqui é uma transição para o profissional".

Sobre perfil de treinador

"O início é meio complicado. Eu estava acostumado a chegar, colocar a chuteira, me preparar e ir embora (risos). Agora é diferente, tem que preparar treinamento, estilo de jogo, tática. A gente vem evoluindo, o pensamento é esse. O bom é treinar e começar a competir, e agora chegou a hora".

Sobre expectativa para o início do Brasileirão de Aspirantes

"Uma estreia é sempre muito importante, mas o futebol não é fácil. Temos um clássico e nossa equipe está bem preparada. Vamos bem para começar a competição".

Sobre planejamento de carreira

"Tive o convite da diretoria e o objetivo mesmo era de assumir o sub-23. É uma nova função na minha vida, na minha carreira. Tenho que pensar aqui, tudo pode acontecer. O pensamento é fazer um grande trabalho aqui, as coisas vão acontecendo, a vida é feita de oportunidades e estou motivado aqui".

Corinthians