Topo

OPINIÃO

RMP: Abel Ferreira é um bom técnico, mas ele não é inovador

Do UOL, em São Paulo

08/06/2021 11h55

O Palmeiras conseguiu no domingo (6) a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, diante da Chapecoense, no Allianz Parque, em jogo no qual o técnico Abel Ferreira alterou a formação do time, escalando dois meias e três atacantes, além do retorno ao sistema com apenas dois zagueiros, no momento em que tem poucas opções para o setor.

Em sua participação no programa UOL News Esporte, com Domitila Becker, Renato Maurício Prado analisa se o treinador português apresentou o cobrado repertório ofensivo na vitória por 3 a 1, mas diz não esperar inovações com Abel.

"Diante de um adversário mais fraco, ele conseguiu, mas o problema do Abel é que quando ele enfrenta adversários mais fortes, ele prefere mostrar o repertório de sistema defensivo e não o de sistema ofensivo, ele fecha tudo lá atrás e fica explorando a velocidade do Rony e o Luiz Adriano, é uma maneira, não se pode criticar", diz Renato.

"A única coisa que eu acho é que o Abel, ao contrário, por exemplo, do que está mostrando o Vojvoda lá no Fortaleza, ele não é um técnico inovador, ele é um bom técnico. Ele sabe armar o time, ele sabe ganhar títulos, já ganhou dois, mas ele não traz nada de novo para o futebol brasileiro. O último técnico que trouxe alguma coisa de novo para o futebol brasileiro foi o Jorge Jesus, aliás, alguma coisa não, muito coisa nova o Jorge Jesus trouxe. O Abel é um bom treinador, ele só não é um cara inovador, não espere do Abel coisas novas", completa.

O jornalista também elogia a atuação do atacante Wesley na partida contra a Chapecoense e vê um quebra-cabeça para o treinador escalar o seu ataque quando tiver novamente a possibilidade de contar com Dudu.

"O Wesley é um baita jogador, ele esteve um tempo afastado por contusão, estava recuperando a forma, ainda não estava jogando tudo o que pode, mas ele é um baita jogador e ele voltando à forma, esse ataque do Palmeiras, Luiz Adriano, Rony, Wesley, olha, é uma linha de frente bastante considerável e ainda tem o Dudu, aí é que o Abel português vai quebrar a cabeça para ver onde é que ele vai botar o Dudu", conclui.