Topo

Corinthians

Gabriel pede foco ao Corinthians e se mostra otimista: 'Ainda não acabou'

Gabriel durante entrevista coletiva no CT Joaquim Grava  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Gabriel durante entrevista coletiva no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

08/06/2021 14h39

Na quarta-feira (9), o Corinthians visita o Atlético-GO em duelo decisivo da Copa do Brasil. Depois de ser derrotado na Neo Química Arena, por 2 a 0, no jogo de ida, o Timão tenta reverter a desvantagem para seguir vivo na competição. Para o volante Gabriel, é possível conseguir desbancar o Dragão em Goiânia e voltar para a capital paulista com a classificação para a fase oitavas de final garantida.

"Não é o resultado que nós queríamos levar para uma segunda partida, mas como você disse, são 180 minutos e ainda não acabou. Foi apenas metade da decisão, temos totais condições de fazer um jogo melhor e mais consistente para revertermos a situação. Lógico que vamos respeitar o Atlético-GO, que fez um grande primeiro jogo. Espero que o segundo jogo seja nosso, que consigamos colocar nosso ritmo, pressionar o adversário para buscarmos os nossos gols, criar as nossas chances e também não tomar gols. A equipe está concentrada, a vitória do final de semana nos dá mais confiança e temos que ter a cabeça tranquila para poder reverter e fazer o nosso melhor", exclamou o jogador em entrevista coletiva.

Pelo regulamento desta edição da Copa do Brasil, que excluiu o gol qualificado fora de casa como critério de desempate, o Corinthians precisa de uma vitória por dois de diferença para levar o confronto para a decisão de pênaltis. Já uma vitória por três ou mais gols de diferença coloca o clube do Parque São Jorge na próxima fase do torneio. Qualquer outro resultado garante o Atlético-GO nas oitavas de final.

Pensando nisso, a equipe comandada pelo técnico Sylvinho adota o equilíbrio como discurso para a decisão em Goiânia. O Corinthians necessita de, no mínimo, dois gols para se manter vivo, mas também sabe da importância de não sofrer gols para o adversário. Membro do sistema defensivo no meio de campo, Gabriel comentou a situação e pediu atenção de seus companheiros.

"Falo para não tomar gol porque se não tomarmos, vamos precisar de dois para levar a disputa aos pênaltis ou três para passar direto. Se tomarmos, vamos ter que fazer mais gols e isso vai nos dificultar. Eu acredito que temos que ter equilíbrio no jogo para criarmos chances e dominarmos a partida. Haverá momentos em que todos vão ter que defender e vão ter momentos em que todos vão ter que atacar com inteligência. A estratégia de jogo ainda não foi definida", explicou o volante.

O Corinthians enfrentou o Atlético-GO em duas oportunidades recentes, todas na Neo Química Arena, e foi derrotado em ambas. Pelo Campeonato Brasileiro, o Alvinegro perdeu por 1 a 0, e na Copa do Brasil saiu em desvantagem ao ser superado, por 2 a 0. Amanhã, a equipe tenta reverter a situação e se manter viva na competição.

Leia outros trechos da entrevista coletiva de Gabriel:

Sobre confiança após a vitória no último domingo

''A vitória sempre nos dá confiança, sempre nos dá um ânimo maior no trabalho. Gera uma confiança maior nos jogadores, mas também na comissão, no que estamos treinando e praticando no dia a dia. Estou feliz pela retomada, lógico que o futebol é resultado. Nada melhor do que antes de um jogo eliminatório, onde nós temos a possibilidade de reverter uma situação. Então, com certeza gera confiança e uma leveza maior no grupo para fazer um grande jogo e sair de Goiânia classificado".

Sobre a desvantagem do Corinthians no confronto

"Não é o resultado que nós queríamos levar para uma segunda partida, mas como você disse, são 180 minutos e ainda não acabou. Foi apenas metade da decisão, temos totais condições de fazer um jogo melhor e mais consistente para revertermos a situação. Lógico que vamos respeitar o Atlético-GO, que fez um grande primeiro jogo. Espero que o segundo jogo seja nosso, que consigamos colocar nosso ritmo, pressionar o adversário para buscarmos os nossos gols, criar as nossas chances e também não tomar gols. A equipe está concentrada, a vitória do final de semana nos dá mais confiança e temos que ter a cabeça tranquila para poder reverter e fazer o nosso melhor".

Sobre decisões recentes diante do Palmeiras (2018) e Del Valle (Sul-Americana de 2019) e o que tirar de lições de cada uma das experiências

"O Del Valle eu lembro que fizemos um grande jogo e tomamos um gol que gerou uma eliminação nossa. A gente sabe que amanhã é importante não tomar gol para ficarmos mais perto da vitória. Sabemos que sair na frente nos dará confiança. Foi isso que nós usamos naquela virada histórica contra o Palmeiras e espero que amanhã seja uma virada também. Temos que respeitar o adversário, o Atlético já mostrou que é um grande time. Fizemos uma preparação muito bem feita com o Sylvinho. É um jogo muito mental, fez a diferença em 2018. São anos e momentos diferentes, mas espero viver isso de uma maneira positiva amanhã. Estou muito focado e muito confiante em fazer um grande jogo e sair classificado de lá"

Sobre a ausência do lateral Fagner

"O Fagner é um grande jogador, disputou uma Copa do Mundo, tem uma história linda no clube. Faz falta, até por ser o dono da posição. Temos jogadores de alto nível que podem entrar no lugar e fazer um grande jogo. Na minha visão, o segundo cartão do Fagner foi totalmente injusto e ele acabou sendo expulso por uma decisão do árbitro ali de segundos, que viu uma coisa e foi outra. Isso faz parte do jogo, faz parte da decisão. Estamos aqui vivendo e amanhã o Fagner estará na torcida por nós. Perder o Fagner, não só ele, faz falta, mas temos um grupo para superar essa ausência".

Por que o torcedor deve acreditar na classificação amanhã?


"Porque é Corinthians. O grupo entendeu isso, o Sylvinho vem fazendo isso. O torcedor que não acredita não tem o sangue corintiano de verdade. Eu resumiria minha resposta em 'porque é Corinthians'".


Sobre constantes mudanças no meio de campo do Corinthians


"Posição bem povoada (risos). O Corinthians tem bastante jogadores para essa posição e eu acredito que isso (mudança) vai mais por momento individual de cada jogador. A comissão tem um excelente feeling para escolher a minha dupla ou trio que vai jogar ali. É uma posição onde tem bastante jogadores de qualidade, com condições de jogar e fazer o melhor. Espero que nós possamos fazer um grande jogo e sair de lá classificado. É o nosso objetivo e vamos até o fim".

Sobre busca por melhora


"Sou um cara que procura ter uma autoavaliação e sempre quero melhorar. Preciso melhorar sempre. Sou um cara que busca isso como atleta, como pessoa e alguns detalhes eu precisava visualizar para memorizar. É um detalhe ou outro, posicionamento. Eu tinha uma função mais na esquerda, avançada, é um posicionamento que eu preciso dominar de uma maneira mais rápida. Vou procurar fazer isso dentro de campo e também fora. O meu treinamento é isso, para poder crescer e ajudar o Corinthians".

O que acha da realização da Copa América no Brasil?

"É uma situação bem delicada. Estamos vendo o que está acontecendo, eu realmente não posso e não quero opinar sobre isso. Não cabe a mim, se eu fosse disputá-la, teria uma opinião mais formada, mas estou mais preocupado com o jogo do Corinthians. Espero que a decisão que for tomada seja a mais correta, eu prezo muito pela saúde do povo, minimizar o máximo de mortes. Conheço pessoas que se foram e tenho amigos que vêm sofrendo com essa pandemia. Não vejo a hora de acabar, nós rezamos e deixamos para as autoridades tomar a melhor decisão para minimizar o máximo possível".

Sobre adaptação com Sylvinho

"Ele tem uma energia positiva e vem passando isso no dia a dia, isso vem dele. É verdadeiro e é um cara que nós estamos muito confiantes no trabalho. É um cara amigo, passou por tudo isso, conhece o Corinthians como poucos, por tempo de casa, por ter jogado aqui. Está sendo muito bem visto e estamos juntos para fazermos um grande ano, uma grande temporada. Espero que possamos fazer uma boa sequência de Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro".

Corinthians