Topo

Eurocopa - 2021

Camisa da Ucrânia para Eurocopa tem provocação à Rússia; veja

Nova camisa da seleção da Ucrânia tem provocação a Rússia - Reprodução/Twitter
Nova camisa da seleção da Ucrânia tem provocação a Rússia Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/06/2021 10h18

Ontem foi apresentada a camisa oficial com a qual os ucranianos vão jogar a Eurocopa 2020. O diretor da Federação de Futebol da Ucrânia, Andriy Pavelko, foi quem fez o anúncio.

No centro da camisa, em torno do escudo, é possível ver a silhueta do mapa da Ucrânia, mas com a península da Crimeia incluída, região que foi anexada pela Rússia em 2014 e a qual reivindica o controle de sua área.

Isso provocou a indignação dos russos, pois consideram que a Crimeia faz parte da de seu país, mas ele é internacionalmente reconhecido como um território da Ucrânia.

Desde a dissolução da União Soviética em 1991, a Crimeia foi reconhecida como parte da Ucrânia. Além disso, a camisa também traz as frases "Glória à Ucrânia!" e "Glória aos heróis!" - um slogan nacionalista associado a cooperação com os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Na Rússia, eles descrevem a camisa como "uma provocação política" e pedem à Uefa que tome uma providência e proíba a camisa.

A nova camisa da seleção ucraniana será estreada hoje, se nada mudar, contra o Chipre em um amistoso e oficialmente contra a Holanda no dia 13 de junho em seu jogo de abertura do Campeonato Europeu.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, a camisa apresentada foi a da Ucrânia, não a da Rússia. O erro foi corrigido.