Topo

Palmeiras

Tri no Chile, Católica revelou zagueiro do Palmeiras e ressurgiu na Liberta

Kuscevic, zagueiro do Palmeiras, foi revelado pela Universidad Católica - Cesar Greco/ Palmeiras
Kuscevic, zagueiro do Palmeiras, foi revelado pela Universidad Católica Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Guilherme Amaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/06/2021 04h00

Adversária do Palmeiras nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, a Universidad Católica-CHI ressurgiu na fase de grupos para avançar ao mata-mata. A equipe perdeu os dois primeiros jogos da competição e estava cotada para brigar apenas para ir à Sul-Americana, mas conseguiu uma arrancada e garantiu a vaga na última rodada.

A equipe chilena terminou em segundo lugar do Grupo F, com nove pontos — três vitórias e três derrotas —, um a mais do que o terceiro colocado Nacional-URU. O líder foi o Argentinos Juniors, com 12 pontos, enquanto o Atlético Nacional-COL ficou na lanterna, com cinco.

Na classificação geral da fase de grupos, a Católica avançou com a segunda pior campanha, à frente apenas do Olímpia-PAR apenas devido ao saldo de gols —o time paraguaio vai enfrentar no mata-mata o Internacional, líder de sua chave, por coincidência. Já o Palmeiras teve a segunda melhor campanha, atrás somente do Atlético-MG.

A Católica nunca foi campeã da Libertadores. Sua melhor campanha no torneio ocorreu em 1993, quando chegou à final e perdeu para o São Paulo de Telê Santana. Também não conquistou título em outras competições continentais, mas tem dominado o futebol chileno: venceu os últimos três campeonatos nacionais, chegando ao todo a 15 taças.

Um dos jogadores que participaram do inédito tri da Católica atualmente defende o Palmeiras: o zagueiro Benjamín Kuscevic, revelado pelo clube chileno e comprado pelo Verdão em novembro do ano passado.

Kuscevic era uma das grandes promessas da Católica, teve passagem pela base do Real Madrid e também defendeu as seleções de base e profissional do Chile. Hoje aos 25 anos, o defensor está em transição física por conta de uma lesão na coxa direita.

Pela Libertadores, o Palmeiras enfrentou a Católica duas vezes em 1968 e venceu 4 a 1 em São Paulo e 1 a 0 no Chile. No retrospecto geral, foram cinco partidas entre os times. O Verdão venceu quatro vezes e teve um empate, com 12 gols marcados e quatro sofridos.

Agora, será a primeira vez que as duas equipes se cruzam em uma fase de mata-mata da competição. Os jogos estão marcados para as semanas dos dias 14 e 21 de julho. O time que passar terá pela frente São Paulo ou Racing-ARG.

Abel deixa impressão estranha em nova polêmica | UOL PALMEIRAS #14

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Palmeiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.

Palmeiras