Topo

Fluminense

Flu conta com estrela de Roger na Copa do BR: herói de 2007 e recordista

Técnico do Flu, Roger Machado está eternizado no CT tricolor por ter sido o herói da Copa do Brasil de 2007 - Lucas Merçon/ Fluminense F.C.
Técnico do Flu, Roger Machado está eternizado no CT tricolor por ter sido o herói da Copa do Brasil de 2007 Imagem: Lucas Merçon/ Fluminense F.C.

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2021 04h00

Em meio às disputas da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Fluminense estreia hoje (1) na Copa do Brasil, às 21h30, contra o Red Bull Bragantino, na terceira fase da competição, justamente sob a batuta do herói do único título que o clube tem do torneio.

Em 2007, com um gol do hoje técnico Roger Machado, o Tricolor venceu por 1 a 0 o Figueirense, em Florianópolis (SC), e sagrou-se campeão após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, no Rio de Janeiro. Coincidentemente, a conquista fará exatos 14 anos no próximo domingo (6).

Na época, Roger já tinha 32 anos e era um reserva sempre muito utilizado pelo técnico Renato Gaúcho. O veterano havia migrado da lateral esquerda para a zaga e ficou sabendo que seria titular na finalíssima um dia antes do jogo após a lesão do titular Luiz Alberto, algo que lhe deu uma premonição.

"Eu fiquei sabendo que ia jogar na véspera, porque o Luiz Alberto sentiu. Se você falar com o Ricardo Berna [goleiro], que era meu companheiro de quarto, ele vai confirmar. Eu falei: 'Berna, eu tenho a convicção que vou ser decisivo amanhã'", revelou em entrevista ao site oficial da CBF.

Roger acabou se aposentando dois anos após aquela inédita conquista e passou a estudar para se tornar treinador, iniciando sua carreira em 2014 pelo Juventude. Em seguida, passou por Novo Hamburgo, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, Bahia, até desembarcar nas Laranjeiras no início desta temporada.

Jogador com mais títulos da Copa do Brasil

Roger bate firme para marcar o gol do título do Fluminense na Copa do Brasil de 2007 - Acervo Flu-Memória - Acervo Flu-Memória
Roger bate firme para marcar o gol do título do Fluminense na Copa do Brasil de 2007
Imagem: Acervo Flu-Memória

O conhecimento profundo de Roger Machado da Copa do Brasil é inquestionável. Afinal de contas, ele é o atleta com mais títulos da competição ao lado de Zinho, outro ex-jogador. No total foram quatro, sendo três pelo Grêmio (1994, 1997 e 2001) e um pelo Fluminense (2007).

Ciente dos caminhos deste traiçoeiro torneio de mata-mata, o treinador sabe que encontrará dificuldades diante do Red Bull Bragantino: "É difícil dizer que tipo de jogo vai ter. Sei que vai ser competitivo porque desde ano passado eles vêm fazendo grandes jogos, contrataram grandes jogadores... Vai ser um jogo tenso de Copa do Brasil".

Presidente do Flu: "Precisamos ganhar uma nova"

Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt encara a Copa do Brasil como uma das prioridades do clube nesta temporada. O dirigente também enxerga que o duelo com o Red Bull Bragantino será muito difícil, mas entende que é chegado o momento do Tricolor conquistar seu bicampeonato na competição.

"Temos um jogo importantíssimo, dificílimo. Em que pese ser uma equipe apontada como de menor expressão, mas com a Red Bull [empresa] eles têm um investimento grande no time. A Copa do Brasil é uma competição que queremos muito vencer, além do que é uma competição muito boa do ponto de vista financeiro. Temos a de 2007, fizemos outras finais [em 1992 e 2005], enfim... A gente precisa ganhar uma nova Copa do Brasil", declarou à Flu TV.

A partida de volta entre Fluminense e Red Bull Bragantino acontecerá no próximo dia 9, às 21h30, em Bragança Paulista (SP).

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X RED BULL BRAGANTINO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
OBS: Nesta fase da competição não há VAR

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel (David Braz), Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nene; Caio Paulista, Fred e Gabriel Teixeira. Técnico: Roger Machado

Red Bull Bragantino: Julio César; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Lucas Evangelista; Artur, Helinho e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri

Fluminense