Topo

Claudinho cumpre "profecia" e põe Olimpíada e Copa do Mundo nos planos

Claudinho durante entrevista coletiva da seleção pré-olímpica hoje (2), após treino na Sérvia - Reprodução/CBF TV
Claudinho durante entrevista coletiva da seleção pré-olímpica hoje (2), após treino na Sérvia Imagem: Reprodução/CBF TV

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

02/06/2021 17h26

O meia Claudinho defende a seleção brasileira pré-olímpica em amistosos neste sábado (5), contra Cabo Verde, e no próximo dia 8, diante da Sérvia. É sua primeira convocação, o que cumpre uma profecia da mãe do jogador do Red Bull Bragantino: há alguns anos, quando ele ainda estava longe de estourar, a Amarelinha já era assunto dentro de casa.

"Por incrível que pareça teve uma profecia da minha mãe, sim. Há uns dois anos e meio atrás, quando eu não estava com essa ascensão que tenho hoje, estava esquecido no futebol, minha mãe me pegou chorando, desanimado, e falou que ainda sonhava e acreditava em Deus que eu poderia chegar na seleção. Fico feliz e honrado de realizar meu sonho e da minha família também", disse o jogador, em entrevista coletiva.

Em fevereiro, Claudinho disse ao UOL Esporte que Lúcia, sua mãe, tinha previsto que ele seria artilheiro do Campeonato Brasileiro quando ainda tinha dez gols marcados. Ele terminou com 18 e além da artilharia os prêmios Bola de Prata, Bola de Ouro, Artilheiro e Revelação (Prêmio Bola de Prata, da ESPN) e Artilheiro, Revelação e Craque do Brasileirão (premiação da CBF). Três meses depois, foi chamado por André Jardine para a seleção pré-olímpica.

"Sentimento é de muita satisfação, de honra, de poder estar aqui defendendo essa seleção grandiosa. Estar no meio de grandes craques, comissão, todo mundo, me faz muito feliz e motivado para mostrar meu trabalho. Se Deus quiser, que seja a primeira [convocação] de muitas. Fico muito feliz pela última temporada que eu fiz, pelo começo dessa que eu venho fazendo, e pelos prêmios. Estou aqui realizando um sonho", disse o jogador de 24 anos, que sonha alto para os próximos meses.

"É meu sonho, não só meu, mas de todos os atletas, participar de uma Olimpíada, de uma Copa do Mundo, quem sabe?".

Claudinho defendeu Santos e Corinthians, onde foi revelado, nas categorias de base. Como profissional ainda atuou por Bragantino, Ponte Preta, Red Bull Brasil e Oeste até se destacar na Série B de 2019 pelo Red Bull Bragantino com o técnico Antônio Carlos Zago, a quem elogiou após a primeira convocação.

Jardine - Aleksandar Djorovic/CBF - Aleksandar Djorovic/CBF
André Jardine durante treino da seleção brasileira pré-olímpica hoje (2), na Sérvia
Imagem: Aleksandar Djorovic/CBF

Neste ano, sob o comando de Maurício Barbieri, ele jogou 21 partidas, marcou três gols e distribuiu seis assistências. O time está nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, em que enfrenta o Independiente Del Valle-EQU, e venceu a primeira rodada do Brasileirão por 3 a 0 fora de casa. Também disputa a Copa do Brasil: hoje, às 21h30, a equipe enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pela terceira fase.

Diante de tanto destaque, o mercado da bola é assunto recorrente. E Claudinho reconhece: "O Campeonato Brasileiro é uma das principais ligas e acabei conseguindo me destacar, criando um nome no mercado. Mas não tem como dizer que não é a maior vitrine da minha vida vestir a camisa da seleção, todos estão olhando."

Os amistosos para os quais Claudinho foi convocado são a última etapa de preparação antes da lista final de 18 convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.