Topo

Avaí usará energia sustentável com painéis fotovoltaicos na Ressacada

Avai usará energia sustentável por economia e para ajudar o meio ambiente - Divulgação
Avai usará energia sustentável por economia e para ajudar o meio ambiente Imagem: Divulgação

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

02/06/2021 18h38

O Avaí, na busca pela redução de custos de forma sustentável, encontrou nos painéis fotovoltaicos uma forma de usar "energia limpa". Em parceria com uma empresa da cidade de Florianópolis, o clube catarinense repassará à Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), concessionária do Estado, a eletricidade gerada pelas placas captadoras e, com isso, receberá desconto em sua conta de luz.

De acordo com a presidência do Avaí as placas fotovoltaicas, instaladas pela empresa Prisma Energia Solar, ficarão nas dependências do estádio da Ressacada e em telhados de alguns galpões localizados nas redondezas. Serão 646 painéis que terão capacidade de gerar 300 mil kWh, dois mil a mais do que o clube consome atualmente. O valor a mais produzido, caso ocorra mesmo, ficará de crédito para abatimentos futuros na conta de luz.

"Pagamos algo em torno de R$35 mil por mês de energia elétrica. A partir da instalação das placas teremos uma diminuição considerável, uma economia muito interessante para o Avaí. Financiamos a compra das placas em 70 meses e ao final de todo esse processo os materiais serão de propriedade integral do clube, que antes mesmo dessa medida de economia energética já dava importância a outros processos visando o menor impacto à natureza", disse o presidente Francisco José Battistotti.

"Buscamos ser um clube ecologicamente correto. Se todos os demais clubes brasileiros procurassem esse tipo de ação, buscassem gerar energia limpa, certamente fariam um bem maior para o nosso ambiente", completou.

De acordo com previsões do próprio Avaí, a instalação do sistema já foi iniciada e deve ficar concluída entre 45 e 60 dias. O clube espera economizar até 90% na conta de energia, em pouco tempo, e recuperar o dinheiro investido. Além, claro, de colaborar com o meio ambiente.

"Um orgulho grande e o Avaí saindo na frente em relação aos demais clubes brasileiros, sendo autossustentável na geração de energia fotovoltaica. Queremos passar ao torcedor avaiano que o Avaí é um clube que se preocupa com o meio ambiente", destacou.

Para o diretor da Prisma Energia Solar, Eduardo Scharf, a iniciativa do Avaí é de grande relevância para a sociedade. "Muito feliz por esta parceria, tornando o Avaí autossustentável. Vamos com tudo, esse é o caminho. Optar por energia solar é pensar em nosso planeta e no futuro", completou.