Topo

Copa do Brasil - 2021

Atlético-GO bate o Corinthians (de novo) e abre vantagem na Copa do Brasil

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

02/06/2021 23h25

O Atlético-GO saiu em vantagem no confronto com o Corinthians pela terceira fase da Copa do Brasil. Na Neo Química Arena, o Dragão fez um jogo de segurança e bateu o Alvinegro por 2 a 0, com gols de Ronald e João Paulo ainda no começo do primeiro tempo. O triunfo em Itaquera foi uma repetição do último domingo, quando as equipes se enfrentaram pelo Brasileirão, e a equipe de Goiânia também venceu.

Apostando na velocidade pelos lados do campo e no contra-ataque, o Atlético-GO dominou o Corinthians no aspecto tático e venceu com propriedade na capital paulista. O Timão não conseguiu ser criativo em seu sistema ofensivo e, nas poucas vezes em que finalizou, parou nas mãos do goleiro Fernando Miguel. O prejuízo poderia ter sido maior, já que o lateral Fagner foi expulso no segundo tempo ao receber o segundo amarelo.

O segundo e decisivo confronto será na próxima quarta-feira (9), no Centro-Oeste. O Atlético-GO joga por qualquer vitória, empate ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença para se garantir nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Corinthians precisa reverter a desvantagem para se manter vivo no torneio nacional. Quem avançar, garante um cheque de R$ 2,7 milhões pagos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O melhor: Ronald

O meia-atacante foi peça-chave no esquema montado por Eduardo Barroca na Neo Química Arena. Fez um gol, deu uma assistência e abriu muitos espaços na defesa do Corinthians com sua movimentação. Se machucou ainda no primeiro tempo e precisou ser substituído.

O pior: Fagner

Tomou um primeiro cartão amarelo sem a mínima necessidade e, por conta disso, foi expulso na primeira metade do segundo tempo após fazer falta no meio de campo. Errou na tomada de decisão e prejudicou o Corinthians.

Dragão aposta no contra-ataque e sai na frente

O Atlético-GO conseguiu aplicar sua estratégia na Neo Química Arena e abriu o placar no começo da partida. O primeiro gol começou com João Paulo avançando entre os volantes do Corinthians e dando um passe em profundidade para Dudu pela esquerda. O lateral foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Ronald abrir o placar.

Aos 19 minutos, o Dragão em mais uma jogada pelo lado esquerdo. O zagueiro Raul Gustavo errou passe no meio de campo, Ronald pegou a bola do campo de defesa, avançou, na entrada da área, cruzou para João Paulo chegar em velocidade e ampliar.

Toma lá, dá cá

Em uma disputa pelo alto, no meio de campo, Fagner e Zé Roberto subiram juntos e o atacante do Atlético-GO acertou a boca do lateral corintiano com o braço. Os donos da casa reclamaram muito do lance e pediram o cartão vermelho, mas o árbitro deu apenas amarelo. O defensor do Timão foi atendido fora de campo e, quando voltou, retribuiu a 'gentileza', acertou o adversário e foi punido com o cartão amarelo.

Atlético-GO se fecha e deixa a partida morna

Com a vantagem no marcador e sem a necessidade de correr riscos, o Atlético-GO voltou para o segundo tempo com uma postura mais conservadora, se fechou na defesa e praticamente não foi incomodado pelo Corinthians. Por conta disso e também pela dificuldade do time da casa em atacar seu adversário, a partida ficou morna e com poucos lances de perigo.

Corinthians com um a menos

Amarelado na partida, o lateral Fagner disputou uma bola com Zé Roberto no meio de campo e o juiz assinalou a falta e deu mais um cartão para o defensor do Corinthians. O lance foi muito contestado, já que os jogadores do Timão e a comissão técnica entendiam que não era uma falta passível de punição. Como não há VAR nesta fase da Copa do Brasil, a jogada não foi revisada e o lateral foi expulso.

Próximos jogos

Antes de se enfrentarem novamente pela Copa do Brasil, Corinthians e Atlético-GO voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado (5), às 19h, o Dragão recebe o São Paulo pela 2ª rodada do torneio nacional. O Alvinegro joga um dia depois, em Belo Horizonte, contra o América-MG.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0x2 ATLÉTICO-GO

Competição: Copa do Brasil (3ª fase - jogo de ida)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo

Data: 2/6/2021

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Alex dos Santos (SC)

VAR: não há VAR nesta fase da Copa do Brasil

Cartões amarelos: Fagner (Corinthians); Zé Roberto e Nathan Silva (Atlético-GO)

Cartões vermelhos: Fagner (Corinthians)

Gols: Ronald, aos 9' do 1º tempo (0-1); João Paulo, aos 19' do 1º tempo (0-2)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Camacho (Gabriel) e Ramiro (Roni); Gustavo Silva, Araos (Jô) e Mateus Vital (Bruno Méndez); Luan (Léo Natel). Técnico: Sylvinho.

ATLÉTICO-GO: Fernando Miguel; Dudu (Matheus Oliveira), Nathan, Éder e Igor Cariús; Willian Maranhão, Marlon Freitas, Ronald (Arnaldo) e João Paulo; Natanael (Pablo Dyego) e Zé Roberto (Lucão). Técnico: Eduardo Barroca.