Topo

Grêmio cria programa antilesões para Douglas Costa e prevê adaptação

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2021 04h00

Douglas Costa chegou ao Grêmio e já começou um programa físico para evitar lesões. A atenção especial ao histórico de problemas musculares esteve presente ao longo da negociação entre o clube e o meia-atacante e está ao lado do jogador no dia a dia. O setor de saúde do elenco principal criou agenda diária para acompanhar a situação do camisa 10.

Grêmio e Douglas Costa ainda não estimam, oficialmente, data para reestreia. O plano inicial é promover a volta ainda em junho.

No dia a dia, o meia-atacante encara protocolo físico ainda mais detalhado do que os demais atletas. O cuidado é justamente nas cadeias musculares que já tiveram lesões.

"A gente detectou onde foram as lesões e estamos fazendo trabalhos físicos específicos para deixar ele bem, principalmente nas musculaturas onde teve lesão. No campo, trabalho de velocidade, agilidade, mobilidade, mudança de direção", disse Reverson Pimentel, preparador físico do Grêmio, em entrevista ao UOL Esporte.

Atualmente, Douglas Costa encara rotina voltada para a parte física. Ainda assim, o jogador é liberado para participar de alguma sessão específica do treinamento com bola. A ideia é ir familiarizando o atleta com o método do dia a dia, medida que também agiliza a incorporação futura aos trabalhos táticos.

Depois de 11 anos no futebol europeu, Douglas Costa volta ao Brasil e já sabe que vai passar por um período de adaptação. Na prática, o processo envolve minutos em campo.

"A gente vai ter que adaptar ele novamente. Mesmo que ele estivesse jogando, temos que adaptar ele ao calendário brasileiro. Como se faz isso? A princípio, ir colocando ele [para jogar]. Exemplo básico: se jogou 90 min. na quarta, não joga 90 no domingo. Vai jogar no domingo 30, 45. Vai controlando minutagem e controlando trabalhos pós-jogo, treinos preventivos. Numa semana faz 90, na outra 120, 150, 170 e até 180 minutos, que dá os dois jogos na semana. Aí pode evoluir para dois jogos e meio ou mais", comentou Pimentel.

Durante a negociação com o Grêmio, Douglas Costa apresentou relatos da recuperação física e as partes chegaram a incluir cláusula de produtividade no vínculo — aumentando os vencimentos de acordo com participação do jogador em campo.

O Grêmio volta a campo contra o Brasiliense, pela Copa do Brasil, na quarta-feira (2). No domingo, o time enfrenta o Santa Cruz-RS, na Recopa Gaúcha. O jogo contra o Flamengo, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, foi adiado.